14 de jun. de 2012

Mostra em Varsóvia promete Pelé, mas entrega Jairzinho e Maradona


Por conta da Eurocopa, a Polônia respira futebol. Pensando nisso, o jornalista polonês Stefan Szczeplek organizou uma mostra sobre o esporte bretão com ítens raros, camisas autografadas de ídolos mundiais e outras peças no Palácio da Cultura, um dos símbolos da cidade de Varsóvia.
No entanto, algumas propagandas da mostra nas ruas da capital dão a entender que você também verá algo relacionado a Pelé. Ledo engano. Na exposição, alusão ao Rei do Futebol apenas duas: uma foto dele posado com o time campeão mundial de 1958 e uma pequena placa explicando a célebre excursão do Santos na África em 1969, quando, graças ao camisa 10, houve uma trégua numa guerra que acontecia no Congo.
Mostra de futebol em Varsóvia (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Mostra de futebol em Varsóvia coloca Brasil e Argentina lado a lado (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)
Em meio a vários uniformes de nomes como Beckenbauer, Del Piero, Baresi, entre outras estrelas - cedidos pela federação de futebol polonesa e por atletas e pessoas ligadas ao esporte no país -, até existe uma camisa da Seleção Brasileira, mas usada por Jairzinho num amistoso contra a Polônia, no Maracanã, em 1966.
Curiosamente, ao lado de peça, seja por propósito ou não, as cores da rival Argentina. E com direito a autógrafo de Maradona. O uniforme, doado por uma bandeirinha polonês, foi o utilizado pela Albiceleste na Copa de 2010, quando Dieguito era o técnico da seleção.
Mostra de futebol em Varsóvia (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Camisas de seleções e clubes das mais diferentes épocas estão na exposição (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com

Nenhum comentário: