5 de jun. de 2012

Lateral dinamarquês se prepara para encarar CR7, Robben e Özil em 9 dias


Em três jogos durante nove dias, Lars Jacobsen estará entre o risco de passar vexame e a grande chance da carreira. Lateral-direito da seleção dinamarquesa, ele terá a missão de marcar nomes como o português Cristiano Ronaldo, o holandês Arjen Robben e o alemão Mesut Özil nas partidas da primeira fase do Grupo C da Eurocopa.
- Para mim, será uma oportunidade incrível de aparecer mundialmente. Eu brinquei que seria "divertido", mas essa não é bem a palavra. Será empolgante - afirma um confiante Jacobsen, em entrevista à revista sueca Offside.
O segundo desafio é, teoricamente, o mais difícil: parar Cristiano Ronaldo. Jacobsen tem experiência no assunto, pois Dinamarca e Portugal caíram na mesma chave nas eliminatórias da Copa de 2010 e da Eurocopa 2012. Em três partidas contra o craque do Real Madrid, uma vitória, um empate e uma derrota.
- Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo no mano a mano. Se eu conseguir pará-lo na Eurocopa, todos saberão quem eu sou. O mais importante é evitar ficar sozinho contra ele. A cada semana vemos o que acontece com quem fica no um contra um diante do Ronaldo - diz o lateral do FC Copenhague.
Lars Jacobsen, lateral da Dinamarca (Foto: Agência AFP)Jacobsen sabe que poderá 'mudar de vida' depois de enfrentar estrelas (Foto: Agência AFP)
Mas isso, segundo Jacobsen, resolve apenas a primeira parte do problema.
- Além disso, para tentar parar Cristiano Ronaldo é preciso estar sempre colado nele. Não para marcá-lo, mas para acompanhá-lo. Se eu estiver sempre por perto, vou correr sempre na mesma direção que ele e acompanhar seus movimentos quando ele tentar driblar. Se eu der espaço, ele vai passar por mim como se eu fosse um cone.
Mas o português é assunto para a segunda rodada. Na estreia, a Dinamarca terá pela frente a Holanda, sábado, em Carcóvia. Se no Bayern de Munique, Arjen Robben costuma atacar mais pelo lado direito, na seleção holandesa ele deve dar trabalho a Jacobsen pelo lado esquerdo. Contra a Alemanha, na terceira rodada, o adversário a marcar pode tanto ser Mesut Özil, do Real Madrid, quanto Lukas Podolski, recém-contratado pelo Arsenal. Parada dura de qualquer jeito.
- Acho que todos já conhecem bem jogadores como Ronaldo, Özil e Robben, que vemos atuar com frequência. Por isso, de certa forma, eu preciso me preparar menos para enfrentá-los. Quando eu encaro algum jogador menos conhecido, aí preciso me informar mais. Além disso, enfrentar um destro é bem diferente de ter pela frente um canhoto, como Robben, que vai procurar a linha de fundo. Mas com Ronaldo, que é bom com os dois pés, isso não adianta. É problema de qualquer jeito.
Lars Jacobsen, lateral da Dinamarca (Foto: Getty Images)Lars garante que seleção dinamarquesa não deixará de buscar o ataque (Foto: Getty Images)
Apesar dos adversários recheados de astros, Lars Jacobsen garante que a Dinamarca vai partir para o ataque na Euro 2012. Nada de retranca à la Chelsea na Liga dos Campeões, tática que parece estar voltando à moda no futebol europeu.
- Claro que vamos jogar sob pressão durante parte do jogo, mas nossa ambição é ir para o ataque. Não sabemos jogar na retranca, não é o nosso estilo. Gostamos de ter a bola e passá-la de pé em pé. Para mim, contra jogadores que atacam melhor do que defendem também costumam aparecer mais brechas para apoiar o ataque - afirma

Nenhum comentário: