15 de jun. de 2012

França supera temporal, passa pela Ucrânia e acaba com seca de vitórias


Ribery na partida da França contra a Ucrânia com chuva (Foto: EFE)Ribery tenta levar vantagem sob chuva. Jogo ficou
paralisado por 55 minutos (Foto: EFE)
A França deu um passo importante para garantir uma vaga na próxima fase da Euro 2012. Nesta sexta-feira, os "Bleus" venceram a Ucrânia por 2 a 0, com gols de Ménez e Cabeye, todos no segundo tempo. Mas nem tudo foi fácil no confronto em Donetsk. Antes do triunfo da equipe de Laurent Blanc, a partida chegou a ficar 55 minutos paralisada por conta do temporal que castigou a cidade ucraniana. Além disso, raios e trovões também assustaram jogadores e torcedores.
A seleção francesa não vencia uma partida em fase final de competição (Eurocopa ou Copa do Mundo) desde a semifinal do Mundial de 2006. Naquela ocasião, o time derrotou Portugal por 1 a 0, com um gol de Zinedine Zidane, de pênalti. De lá para cá, o time obteve quatro empates e quatro derrotas.
Com o resultado, a França assumiu a liderança do Grupo D, com quatro pontos. Os franceses dividem o posto com a Inglaterra, embora levem a melhor no saldo de gols (2 x 1). Os ucranianos seguem com três, enquanto a lanterna Suécia, sem ter pontuado ainda, está eliminada, já que não pode mais alcançar franceses e ingleses.
Jeremy Menez e Benzema comemoram gol da França (Foto: Reuters)Jeremy Menez e Benzema comemoram gol da França (Foto: Reuters)
A partida começou truncada. Com os franceses tocando bola, e os donos da casa marcando em cima e com todo apoio dos torcedores. Mas não demorou para o árbitro holandês Björn Kuipers paralisar a partida. O forte temporal que caiu com raios e trovões assustadores incentivaram a interrupção.
Após 55 minutos e um árduo trabalho dos funcionários da Donbass Arena, que tiveram que furar o campo para acelerar a drenagem, o jogo recomeçou. E a paralisação atrapalhou as duas equipes. O primeiro tempo foi ruim. Com poucas oportunidades de gol. A disputa de bola no meio de campo prevaleceu. Até que aos 28, Ribéry arrancou pela direita e cruzou para Ménez, que bateu colocado. Pyatov esticou as pernas e fez a defesa.
O lance acordou os franceses que ainda tiveram mais uma oportunidade na etapa inicial. Aos 38, Nasri cobrou falta da esquerda na cabeça de Mexès. O zagueiro subiu mais do que os defensores e testou com força para outra grande defesa de Pyatov.
França garante triunfo na etapa final
 Yohan Cabaye comemora gol da França contra a Urcrânia (Foto: Reuters)Yohan Cabaye comemora gol da França contra a Urcrânia (Foto: Reuters)
Os franceses voltaram melhor na etapa final e garantiram a vitória nos dez primeiros minutos. Aos seis, Ribéry puxou contra-ataque e tocou para Benzema na entrada da área. O atacante do Real Madrid perceu a entrada de Ménez pela direita e rolou para o companheiro. O jogador deu um corte no marcador e chutou de canhota para vencer Pyatov: 1 a 0.
Quatro minutos depois, em novo contra-ataque, Benzema lançou para Cabaye na entrada da área. Mesmo marcado, o apoiador conseguiu chutar cruzado para superar Pyatov. A partir do segundo gol, os ucranianos passaram a buscar mais o ataque. Por outro lado, os franceses passaram a jogar nos contra-ataques para matar a partida e garantir os três pontos. Cabaye acertou a trave aos 19 e quase fez mais um para os "Bleus".
Na última rodada do Grupo D, a França vai encarar a Suécia, na terça-feira, no estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia. No mesmo dia, os ingleses vão enfrentar os ucranianos, na Donbass Arena, em Donetsk.
UCRÂNIA 0 X 2 FRANÇA
Pyatov; Selin, Khacheridi e Mikhalik; Tymoshchuk, Gusev, Yarmolenko (Aliyev), Nazarenko (MIleviskiy) e Konoplyanka; Shevchenko e Voronin (Devic).Lloris; Debuchy, Rami, Mexès e Clichy; Cabaye (M'Vila), Ribéry, Nasri, Ménez (Martin) e A. Diarra; Benzema (Giroud).
Técnico: Oleg BlokhinTécnico: Laurent Blanc
Gols: Ménez, aos seis minutos do segundo tempo; Cabaye, aos dez minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Selin, Tymoshchuk (UCR); Debuchy, Mexés, Ménez (FRA)
Árbitro: Björn Kuipers (HOL)
Auxiliares: Sander van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)
Local: Donbass Arena, Donetsk (Ucrânia)

Nenhum comentário: