15 de jun. de 2012

Anfitriã e zebra, Ucrânia pega França na expectativa de ser a 1ª classificada


Com a vitória da Ucrânia por 2 a 1 sobre a Suécia e o empate entre França e Inglaterra na primeira rodada do grupo D, a Eurocopa pode ter sua primeira seleção classificada para as quartas de final nesta sexta-feira. E seria justamente um dos anfitriões, os ucranianos, que em caso de triunfo sobre a França, às 13h (de Brasília), na Donbass Arena, em Donetsk, garantem vaga na próxima fase da competição, independentemente do outro resultado da chave. O duelo terá transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, SporTV.COM e SporTV a partir das 13h (horário de Brasília).
Os "Bleus", como também são conhecidos os franceses, chegaram para disputar a competição como um dos favoritos e terão agora de vencer uma seleção que vive grande astral. Os ucranianos contarão com o apoio de seu torcedores e com o artilheiro e ídolo Andriy Shevchenko. Com seus 35 anos de idade, "Sheva" teve fôlego de garoto para marcar os dois gols da vitória da Ucrânia diante da Suécia.

Humildade ucraniana

Experiente, o ex-atacante do Milan e maior esperança de mais uma grande atuação dos donos da casa, Shevchenko mantém a humildade e nega um possível clima de "oba-oba":

- Temos que melhorar o jogo coletivo. Contra a França será uma partida diferente. Os três pontos obtidos diante da Suécia não nos dão direito a cair na euforia, mas é preciso mantermos a energia positiva  - disse ao jornal ucraniano "Sport Express".
comemoração Shevchenko - Ucrânia X Suécia (Foto: Agência Reuters)Shevchenko, após marcar um de seus dois gols contra a Suécia. Ele é a esperança ucraniana (Foto: Reuters)
A Ucrânia é dirigida por Oleg Blokhin, considerado um dos melhores atacantes da história do futebol soviético. E na expectativa de superar os franceses, o técnico vai apostar em dois meias jovens e rápidos, Yevhen Konoplyanka e Andriy Yarmolenko.

Apesar de algum mistério na escalação, é bem provável que a Ucrânia venha para o jogo com a mesma escalação que derrotou a Suécia, na última segunda-feira. Mas Blokhin admitiu que o calor em Donetsk pode influenciar na escolha dos titulares.

- O tempo será determinante. É muito difícil pressionar o adversário durante 90 minutos. Teremos de lidar com isso, mas eu sei que alguns dos meus jogadores podem render melhor que os outros.

Dúvida na escalação francesa

Depois do empate contra a Inglaterra por 1 a 1, a França espera conquistar a primeira vitória na Euro 2012. E o técnico Laurent Blanc terá M'Vila à disposição. Ele, que se recuperou de uma lesão, pode substituir Alou Diarra, criticado na estreia. Mas a decisão de quem jogará deve vir momentos antes da partida.

- Os grandes jogadores exibem-se sempre a alto nível nos grandes torneios porque assumem a responsabilidade. Se temos bons atletas nesta equipe, eles têm que mostrar isso agora - afirmou o treinador francês.
  •  
Laurent Blanc durante a convocação da seleção da França (Foto: Getty Images)Blanc, técnico francês, terá M'Vila à disposição, mas pode manter Diarra na equipe (Foto: Getty Images)
O atacante Sami Nasri, que após marcar o gol de empate contra a Inglaterra, se dirigiu à tribuna de imprensa e fez o gesto de "cala a boca" para os jornalistas, está confirmado para o jogo desta sexta. A dupla de ataque será formada mais uma vez por Frank Ribéry e Karim Benzema.

Estatísticas a favor da França

Ucrânia e França se enfrentaram apenas seis vezes ao longo da história. Foram três vitórias da França, três empates e nenhuma vitória ucraniana. Nove gols marcaram os franceses, enquanto que os ucranianos puderam comemorar três vezes.

Na última partida entre as duas seleções, no ano passado, a França goleou por 4 a 1 em amistoso disputado também em Donetsk, local do jogo desta sexta. No dia 06/06/11, os franceses chegaram à vitória com gols de Gameiro, Martin, duas vezes, e Kaboul. Tymoschouk descontou para a Ucrânia.

A primeira vitória francesa sobre a Ucrânia veio em um amistoso em 2004, em St. Denis, subúrbio de Paris. Na oportunidade (06/06/04), a França venceu por 1 a 0, gol de Zinedine Zidane aos 42 minutos do segundo tempo.

Vale lembrar que a Ucrânia é a única seleção estreante nesta Euro 2012.
UCRÂNIA X FRANÇA
Pyatov; Selin, Jacheridi, Mihalik e Gusev; Konoplianka, Tymoschuk, Yarmolenko e Nazarenko; Shevchenko e VoroninLloris; Debuchy, Rami, Mexès e Évra; Cabaye, M'Vila (Diarra) e Malouda; Nasri, Benzema e Ribéry
Técnico: Oleg BlokhinTécnico: Laurent Blanc
Arbitragem: Björn Kuipers (Holanda), auxiliado pelos compatriotas Sander van Roekel e Erwin Zeinstra
Estádio: Donbass Arena, em Donetsk (Ucrânia)
Transmissão: GLOBOESPORTE.COM, SporTV.com e SporTV acompanham ao vivo a partir das 13h (de Brasília

Nenhum comentário: