13 de jul. de 2014

Brasileiros provocam argentinos, e decisão tem brigas após gol do título

O gol de Mario Götze deu o tetracampeonato mundial para a Alemanha, mas também foi o estopim para o barril de pólvora que se tornou a arquibancada do Maracanã na noite deste domingo (veja uma das confusões no vídeo ao lado). Alguns torcedores brasileiros começaram a provocar os argentinos, principal motivo de diversas confusões e brigas, principalmente no setor atrás do gol localizado à direita das cabines de imprensa, onde os hermanos estavam concentrados no estádio, e também no anel do estádio durante a saída do público.
Depois de muito provocarem os brasileiros com referências à goleada de 7 a 1 na semifinal antes e durante a decisão da Copa do Mundo, os hermanos não aguentaram as brincadeiras. Uma elas era a paródia da música mais cantada pelos rivais: "Argentino, me diz como se sente... / Perder na casa do papai!". Essas gozações - somadas à irritação pela perda do título - deram início a confusões depois de um jogo tranquilo nas arquibancadas. 
Antes mesmo do apito final, stewards e Polícia Militar tiveram de intervir para que o  tumulto não se tornasse generalizado. Alguns torcedores foram detidos, enquanto famílias tentavam se proteger. Muitas crianças ficaram assustadas com o tumulto. As brigas se estenderam para os corredores do Maracanã, por 30 minutos depois da partida.
confusão na torcida da Argentina final Copa (Foto: Edgard Maciel de Sá)Primeiros problemas começaram após o gol de Götze, que garantiu o tetracampeonato alemão (Foto: Edgard Maciel de Sá)



A rampa do Bellini foi o palco de alguns problemas. Foram pelo menos quatro brigas no local. Um hermano ainda foi acusado deter atitudes racistas na arquibancada. ele chamou um brasileiro de "macaquito". Em seguida, emendou outra agressão verbal.
- Pensei que ia a um estádio, mas vim ao zoológico - disse o argentino.
Indagados, policiais militares disseram que a melhor opção era o torcedor ofendido prestar queixa. Com o gol de Götze, a Alemanha venceu a Argentina por 1 a 0 e conquistou a Copa do Mundo de 2014, neste domingo, no Maracanã. Esse é o quarto titulo mundial dos alemães.
Brigas Maracanã Final Copa (Foto: Marcelo Baltar)Torcedor é imobilizado por causa de briga após o apito final da decisão deste domingo no Maracanã (Foto: Marcelo Baltar)

briga torcida, Argentina x Alemanha, final da Copa do Mundo (Foto: Gustavo Rotstein)Brigas entre torcedores se estenderam para os corredores do estádio. Rampa do Bellini teve quatro (Foto: Gustavo Rotstein)



* Apuração de Edgard Maciel de Sá, Fred Huber, Gustavo Rotstein, Janir Júnior, Marcelo Baltar e Pedro Veríssimo

Nenhum comentário: