8 de jul. de 2014

Alemães ficam "presos" no Mineirão, e Tropa de Choque entra em ação

Eram 35 minutos do segundo tempo quando o sistema de som do Mineirão anunciou, em alemão e depois em inglês (mas não em português):
- Atenção, torcedores alemães. Por motivos de segurança, permaneçam sentados em seus lugares após o apito final. Aguardem mais instruções de segurança. Obrigado.
A medida, idêntica ao que se vê em partidas de Libertadores com torcidas de países diferentes (e também em algumas competições europeias, em países como Itália, Grécia e Sérvia), foi tomada para evitar possíveis acessos de revolta de brasileiros contra alemães, em número infinitamente menor no Mineirão.
Torcida Alemanha Mineirão (Foto: André Durão)Torcida da Alemanha, "presa" no Mineirão, como se fosse um jogo de Libertadores (Foto: André Durão)
E, exatamente como se vê em jogos de Libertadores, a Tropa de Choque entrou em ação - algo que ainda não havia sido visto numa partida de Copa, dentro do perímetro Fifa. Com cassetetes de madeira, os policiais marcaram presença e intimidaram quem pudesse cogitar chegar perto dos alemães.
Torcedores alemães no Mineirão (Foto: André Durão)Por segurança, torcedores alemães ficaram no Mineirão por mais de 30 minutos até serem liberados (Foto: André Durão)

Os torcedores estrangeiros só começaram a deixar o estádio mais de trinta minutos depois do apito final. Saíram cantando - felizes e um tanto surpresos com o placar de 7 a 1, que colocou a equipe em sua oitava decisão de Copa do Mundo.
Durante a partida, houve vários focos de tensão entre brasileiros revoltados e alemães "mais alegrinhos". A segurança começou a ser reforçada, primeiro com "stewards" (contratados pela Fifa) e depois com policiais, ainda no primeiro tempo, após o quarto gol.
Foi também, logo depois do quarto gol marcado pela Alemanha (o segundo de Toni Kroos), que vários torcedores brasileiros passaram a deixar o Mineirão. 
Muitos ainda passaram um tempo na área do estádio, vendo o jogo em aparelhos de TV espalhados pelos corredores. Quando Schürrle fez o sétimo gol, cerca de 20% dos torcedores já haviam ido embora. Setores inteiros de cadeiras vazias eram visíveis.
Tropa de Choque no Mineirão (Foto: Sergio Gandolphi)Tropa de Choque no Mineirão (Foto: Sergio Gandolphi)

Tropa de Choque no Mineirão (Foto: Sergio Gandolphi)Policiais da Tropa de Choque com cassetetes de madeira, no Mineirão (Foto: Sergio Gandolphi)
No total, foram registradas 15 ocorrências no posto policial do estádio, sendo seis de agressão, quatro de estelionato (incluindo um colombiano que falsificou uma credencial de jornalista), duas por falsidade ideológica e três de furto de ingressos. Os detidos por estelionato e falsidade ideológica foram encaminhados para uma delegacia civil de Belo Horizonte. Os demais foram ouvidos e liberados na sequência.
 
O humorista Marcelo Adnet foi agredido por um torcedor e tentou registrar um Boletim de Ocorrência, mas, devido a demora, desistiu. Ele acabou aceitando as desculpas do agressor.
Nos postos médicos do Mineirão, foram 79 atendimentos, sem gravidade, com dois encaminhamentos para hospitais privados.
No lado de fora do estádio, foram sete atendimentos no posto médico avançado, incluindo o de um alemão, medicado e liberado.
torcida Alemanha x Brasil, Mineirão (Foto: Reuters)Torcedor alemão tira onda com brasileira no Mineirão (Foto: Reuters

Nenhum comentário: