13 de jul. de 2014

Carnaval, música e provocação da torcida: festa começa adeus à Copa

O Maracanã virou uma Marquês de Sapucaí eclética. Na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo 2014, neste domingo, no Rio de Janeiro, o carnaval ditou o ritmo da despedida da competição realizada nos últimos 30 dias no Brasil. Porém, um misto de estilos musicais, brasileiros e internacionais, também antecedeu a grande decisão entre Alemanha e Argentina. O auge ficou por conta do show de Ivete Sangalo, embora Shakira, Carlinhos Brown, Alexandre Pires, Carlos Santana e Wyclef Jean tenham se apresentado. Houve até provocação da torcida brasileira aos eternos rivais "hermanos".
Festa de encerramento maracanã final da copa 2014 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)O gramado virou uma filial da Marquês de Sapucaí na festa de encerramento (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

A festa iniciou pontualmente às 14h20. Com o gramado coberto por uma enorme bandeira do Brasil, a festa celebrou o futebol e valores relacionados ao esporte, como liberdade, solidariedade, paixão e diversidade. Estes quatro "pilares" foram representados por bonecos gingantes, com estrutura em metal e "recheados" por bolas. Aos seus lados, 25 ritmistas e 22 bailarinos dançavam. Foi o que antecedeu a participação da Grande Rio.
festa encerramento copa do mundo (Foto: André Durão)De verde e amarelo, integrantes da Grande Rio levam o samba à final da Copa do Mundo (Foto: André Durão)

Trinta mestres-salas e porta-bandeiras com bandeiras de 30 seleções levaram ao Maracanã quem não chegou à final. As duas restantes, de alemães e argentinos, tiveram representação especial. As porta-bandeiras foram acompanhados por atores fantasiados de jogadores das duas seleções. E não vieram só. Outra porta-bandeira dourada, simbolizando a taça, chamou a atenção deles. Com malabarismos, retirados do futebol freestyle, os jogadores passaram a cortejá-la. Era uma prévia do que Messi, Schweinsteiger e companhia iriam fazer em seguida.   
tom Brady  Gisele Bundchen alemanha x argentina copa do mundo (Foto: Getty Images)Ao lado do marido, Tom Brady, Gisele Bündchen curte a cerimônia de encerramento (Foto: Getty Images)

Embora o estádio não estivesse lotado, a animação tomou conta. Gisele Bündchen foi flagrada dançando, por exemplo – a modelo brasileira é responsável por entregar a chave que abrirá a caixa que guarda a taça. A cerimônia também terá as participações de Ronaldo Fenômeno e do espanhol Carles Puyol. A animação tomou conta mesmo com o começo das atrações musicais.    
Abertura foi por conta da a música "Dare", interpretada por Shakira e Carlinhos Brown. "Dar um jeito", hino oficial da Copa do Mundo, interpretada por Alexandre Pires, Carlos Santana e Wyclef Jean veio em seguida. O público vibrou mais, porém, quando Ivete Sangalo ingressou no gramado acompanhada por Fuleco, o mascote da competição. Ela encerrou o show com pot-pourri de sucessos brasileiros interpretados em conjunto com Alexandre Pires.
Festa de encerramento Shakira Piqué e milan maracanã final da copa 2014 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Shakira pega o filho, Milan, que estava com o pai, o espanhol Piqué (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Shakira, por um momento, apareceu com o marido Gerard Piqué e o filho Milan. Logo depois, a torcida brasileira tratou de levar a rivalidade para a despedida da 20ª Copa do Mundo. Trataram de cantar a música que exalta Pelé e critica Maradona, criada durante a competição. Os argentinos, por sua vezes, entoaram o cântico que exalta o inverso. A resposta verde-amarela veio com gritos de "pentacampeão", e os hermanos deram novo troco sinalizando o número sete com os dedos, numa alusão à goleada sofrida pela Seleção na semifinal. Os alemães? Ficaram indiferentes. Esperando a grande decisão.
Festa de encerramento Shakira e milan maracanã final da copa 2014 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Com Milan no colo, Shakira posa e desfila mais beleza no Maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com

Nenhum comentário: