4 de jun. de 2012

Xará de cineasta famoso, meia sonha com ‘roteiro perfeito’ para Polônia


Eugen Polasnki polônia coletiva (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Eugen Polanski conversa com a 'pouco otimista'
imprensa polonesa  (Foto: Marcos Felipe)
Indo apenas para sua segunda participação na Eurocopa, a Polônia não é nem de longe uma das favoritas ao título. Mas esse rótulo de azarão não incomoda os jogadores. Que diga o meia Eugen Polanski, xará do famoso cineasta franco-polonês Roman Polanski. Apesar de nenhum parentesco com o diretor de filmes como “O Pianista” e “Bebê de Rosemary”, o atleta do Mainz-ALE já tem na cabeça o roteiro perfeito para os anfitriões na Eurocopa.
- Claro, o grande final seria ser campeão. Mas é importante para a gente, como um time, ganhar o primeiro jogo (Nota: contra a Rússia, na próxima sexta-feira, no estádio Nacional de Varsóvia). Desse modo, todos ficarão do nosso lado. Depois disso, tentar vencer o grupo e conseguir uma vaga na fase seguinte. E, nas quartas de final, tudo se torna possível – afirmou Polanski, titular na equipe do técnico Franciszek Smuda como segundo homem de meio de campo.
CT da Polônia na Euro, Stadion Polonii tem capacidade para pouco mais de 6 mil pessoas (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)QG da Polônia na Euro, Stadion Polonii tem capacidade para cerca de 6 mil pessoas (Foto: Marcos Felipe)
Treino em clube “vovô”
Para conseguir tal feito, Polanski e demais companheiros treinam forte no estádio do clube mais antigo da capital Varsóvia: o Polonia Warszawa, fundado em 1911. No entanto, apesar de tradicional, o time só tem dois títulos nacionais e o estádio, apesar de funcional e confortável, é bastante acanhado, com capacidade para pouco mais de seis mil espectadores.
Jogadores da Polônia treinam no estádio do Polonia Warszawa, clube mais antigo da capital Varsóvia (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Jogadores da Polônia treinam no estádio do clube
mais antigo de Varsóvia (Foto: Marcos Felipe)
A movimentação desta segunda-feira teve foi aberta para a imprensa, composta, na sua maioria, de jornalistas poloneses. E eles, ao contrário de Polanski, não estão tão confiantes em um final feliz para a seleção local.
- Vamos torcer, mas não estamos muito otimistas. Acho que o mais importante da Euro para Polônia não é se a seleção vai ou não conquistar o título, mas, sim, o legado que o torneio deixará para o país. Principalmente em termos de infra-estrutura – afirmou a repórter Marta Klos, da emissora TVN 24, numa opinião corroborada por boa parte da mídia presente no moderno e grande centro de imprensa erguido pela federação polonesa no ginásio do Stadion Polonii.
O GLOBOESPORTE.COM e o SporTV.com vão transmitir ao vivo todos os jogos da Eurocopa.
Entrada do estádio do Polonia Warszawa (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Entrada do estádio do Polonia Warszawa (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com

Nenhum comentário: