2 de jun. de 2012

Turquia vence Portugal em amistoso, e time luso viaja para Euro em baixa


Era para ser um jogo de festa, para dar confiança às vésperas de uma competição importante, mas foi na verdade uma partida que deixou dúvidas e preocupações na torcida portuguesa. Neste sábado, no estádio da Luz, em Lisboa, a Turquia fez 3 a 1 em Portugal, no último amistoso da equipe lusa antes da Eurocopa 2012, na Polônia e Ucrânia (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado).
O domínio do jogo foi quase sempre dos donos da casa, mas o time turco foi mais eficiente quando teve oportunidades. Contou, é verdade, com três falhas importantes da defesa lusa (um gol contra, por sinal). Para piorar, Cristiano Ronaldo perdeu pênalti quando o jogo ainda estava 2 a 1 para o turcos, que não estão no torneio europeu.
Portugal estreia na Eurocopa no dia 9 de junho, sábado, às 15h45m (de Brasília), contra a Alemanha, em Lviv, na Ucrânia. O Grupo B ainda conta com Dinamarca e Holanda.
bulut portugal x turquia (Foto: Reuters)Bulut (9) fez os dois gols da Turquia no amistoso deste sábado, em Lisboa (Foto: Reuters)
O jogo
Portugal começou a partida em ritmo forte. Partiu para o ataque e pressionou a Turquia no campo de defesa. Sem conseguir escapar do ímpeto ofensivo do time luso, os turcos viram bons lances de Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida, que acertou a trave após desvio de cabeça, aos 29 minutos.
nani portugal x turquia (Foto: Reuters)Nani fez o gol de Portugal no jogo (Foto: Reuters)
Somente aos 32 minutos é que a Turquia chegou com perigo. Altintop bateu falta de longe, a bola fez curva, e acertou a trave esquerda de Rui Patrício. O lance animou os turcos, que abriram o marcador aos 34, com Umut Bulut. O atacante aproveitou bobeira da zaga turca e balançou a rede lusa.
Aos 40 minutos, Hugo Almeida teve a chance de empatar. Mas fez uma escolha errada ao tocar para Coentrão quando tinha a chance de chutar a gol.
Uma decisão errada no ataque, claro, prejudica, mas um erro na defesa pode ser fatal. E foi novamente aos seis minutos do segundo tempo. Enquanto Portugal buscava reação, a Turquia se aproveitou de um passe ruim de Miguel Veloso para Bruno Alves. Umut Bulut ficou com a bola e acertou belo chute: 2 a 0.
Com uma desvantagem maior no placar, Portugal resolveu reagir. E aos 11 minutos diminuiu com belo gol de Nani. O atacante chutou cruzado da direita e não deu chance para o goleiro Volkan. O time luso teve a chance de empatar em pênalti, aos 19 minutos, mas Cristiano Ronaldo desperdiçou a chance. Volkan defendeu.
Apesar de ter continuado na pressão em busca da igualdade, a equipe lusa não conseguiu superar a defesa turca. Em alguns momentos, porém, faltou mesmo pontaria. Recuada, a seleção da Turquia apenas administrou o resultado. Mesmo assim, ainda encontrou tempo para ampliar a vitória. De novo com falha de Portugal. Ricardo Costa fez contra, desviando também no luso-brasileiro Pepe.
cristiano ronaldo portugal x turquia (Foto: AP)Cristiano Ronaldo, que perdeu pênalti, recebe forte marcação de Omer Tropak, da Turquia (Foto: AP)

Nenhum comentário: