2 de jun. de 2012

Torcida do Grêmio aproveita crise de R10 e volta a exibir faixa de Judas


Ronaldinho não é mais do Flamengo, tampouco está sendo cogitado para voltar ao Grêmio. Mas continua aberta a ferida da torcida tricolor pela forma com que o craque voltou ao Brasil, indo para a Gávea depois de quase fechar a volta a Porto Alegre, onde se formou para o futebol. Neste sábado, os gaúchos novamente deram seu recado, antes do jogo-treino contra o Cerâmica, voltando a exibir a faixa em que o craque é retratado como Judas numa Santa Ceia de apóstolos e Jesus Cristo vestidos com o uniforme gremista.
ronaldinho judas faixa grêmio olímpico flamengo (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Torcida exibe faixa no Olímpico em jogo-treino do Grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
A faixa havia sido proibida de circular no Olímpico no dia 30 de outubro do ano passado, quando Ronaldinho voltou ao estádio como adversário em jogo pelo Brasileirão. A polícia temia a criação de um ambiente hostil durante Grêmio x Flamengo. Ao final, os gaúchos venceram por 4 a 2.
A torcida do Grêmio reprova Ronaldinho porque, em duas oportunidades, o meia teria traído o seu clube de origem. Em 2001, foi para o PSG, da França, em uma polêmica transação que parou na Fifa. O clube gaúcho exigia o pagamento da milionária multa, mas os franceses diziam se apoiar na extinção da Lei do Passe para não pagar aos gaúchos. No ano passado, o craque esteve para voltar ao Olímpico. O seu irmão e empresário, Roberto Assis, inclusive falou por várias que R10 estaria perto do retorno. Acabou, no entanto, acertando com o Flamengo.
A crise vivida por Ronaldinho é tratada com um misto de indiferença e bom humor. Pelos corredores do Olímpico, a ideia de uma possível investida por Ronaldinho surge como uma piada. A chance de acontecer é classificada com a expressão "se o Saci tiver duas pernas".
Luxa evitar falar sobre R10
Eu estou contratado pelo Grêmio. Seria falta de bom senso discutir o problema do Ronaldinho. No momento certo, vou dizer o que aconteceu no Flamengo. Mas, agora, isso não me pertence"
Vanderlei Luxemburgo
A saída de Vanderlei Luxemburgo do comando do Flamengo, no início do ano, teve como pivô Ronaldinho e diversos desentendimentos entre os dois. Mesmo que a mágoa ainda perdure, o técnico se esquivou de respostas mais diretas sobre o desafeto. Foram três questionamentos durante a entrevista coletiva desta sexta-feira. Todas tiveram a mesma resposta:
- Encaro com naturalidade. Eu estou contratado pelo Grêmio. Seria falta de bom senso discutir o problema do Ronaldinho. Prefiro me envolver e viver intensamente o Grêmio. Eu nunca fugi de nada na minha vida. No momento certo, vou dizer o que aconteceu no Flamengo. Mas, agora, isso não me pertence. Estou no Grêmio e gostaria de ser perguntado sobre o Grêmio.
Com 32 anos, Ronaldinho ficou 16 meses no Flamengo, após complicada negociação que envolveu ainda Grêmio e Palmeiras, em janeiro de 2011. Já no ano passado, Vanderlei Luxemburgo relevou os atrasos e o baixo rendimento de Ronaldinho nos treinos matinais e jogos. O jogador chegou fora do horário em setembro, outubro e novembro, mas o treinador e o departamento de futebol evitaram maiores alardes.
Na atual temporada, no entanto, Luxa decidiu partir para o combate: irritou-se com a insônia no dia da reapresentação, pediu seu afastamento à presidente Patricia Amorim depois de acusar o jogador de levar uma mulher para a concentração (a diretoria perdoou o jogador) e, nos bastidores, deixava clara sua insatisfação com Ronaldinho. O treinador enviava e-mails para a presidente para se queixar do capitão da equipe. Nesse cabo de guerra, Vanderlei levou a pior. Foi demitido.

Nenhum comentário: