16 de jun. de 2012

Super Mário responde às críticas na bola: ‘Minha reputação é maior lá fora’


Mario Gómez havia concedido entrevista coletiva há poucos dias, mas teve de retornar à grande sala montada pela Federação Alemã no hotel da seleção na última sexta-feira. O motivo? Era o mais requisitado por todos os repórteres para exclusivas. Não é à toa: com três gols, Super Mário lidera a tabela de artilheiros daEurocopa 2012 e é o maior responsável por deixar o time de Joachim Löw em situação confortável para a última rodada do Grupo B, neste domingo, contra a Dinamarca, às 15h45m (de Brasília), em Lviv.
Apesar de empatado com o russo Alan Dzagoev e o croata Mario Mandzukic e ainda ter a sombra de Klose no banco de reservas, o centroavante lidera nas casas de apostas como o grande favorito para encerrar a competição na artilharia. “Pelo que estão pagando, você só vai ficar rico se colocar muito dinheiro”, brincou com um jornalista, entre risos.
Mario Gómez Alemanha (Foto: EFE)Mario Gómez em entrevista coletiva na Alemanha: artilheiro requisitado pelos repórteres (Foto: EFE)
O clima de descontração e felicidade, no entanto, é bem recente. Gómez ouviu muitas críticas após o jogo de estreia diante de Portugal, mesmo sendo decisivo na vitória por 1 a 0. Ídolo do Bayern de Munique, o ex-jogador Mehmet Scholl foi um dos que cobrou do atacante: “Ele está preguiçoso em campo”. A resposta não foi direcionada ao agora técnico do time reserva do Bayern, mas veio em tom de desabafo.
– Minha reputação em outros países é maior – disse, antes de explicar como se sentiu diante da desconfiança alheia.
– Após marcar contra Portugal pensei que as coisas seriam mais fáceis e que todo mundo me apoiaria. Ganhamos de um time forte com gol meu, mas não foi o caso. Falei com o treinador e ele disse para esquecer as críticas. “Você jogou muito bem, não deixe as pessoas te atrapalharem”.
Gómez, então, foi a campo contra a finalista da última Copa do Mundo quatro dias depois e fez ainda melhor.
– Ainda sentia que estava sob uma enorme pressão, que só diminuiu depois de enfrentar a Holanda. Foi difícil para mim. Senti que estava sendo muito observado nos primeiros minutos. Depois do primeiro gol, corri para a torcida. Então dei a volta. Não comemorei porque foi como um alívio – justificou o jogador de 26 anos.
Mario Gomez comemora gol da Alemanha contra Portugal (Foto: Getty Images)Mario Gómez comemora gol da Alemanha contra Portugal: críticas recebidas pela atuação (Getty Images)
Reforço para a Seleção Brasileira?
Filho de pai espanhol - o que explica o sobrenome “diferente” -, Gómez poderia até defender a Seleção Brasileira. Ao menos segundo o bem-humorado Bastian Schweinsteiger, companheiro também no time bávaro.
Eu nunca o vi fazer algo do tipo. E se começar a fazer com frequência talvez nós o perderemos para o Brasil."
Schweinsteiger, sobre Gómez
– Fiquei chocado com o primeiro gol dele contra a Holanda. Eu nunca o vi fazer algo do tipo. Ele nunca fez nada parecido, na verdade. E se começar a fazer com frequência talvez nós o perderemos para o Brasil. O bom do Mario Gómez é que ele precisa só de uma chance para marcar, assim como Didier Drogba. Eu os coloco no mesmo nível. Dentro da área, Gómez é de classe mundial, não há como negar – afirmou o meio-campista.
A ligação com a Espanha, porém, para na família de Andaluzia. O próprio Mario Gómez fez questão de ressaltar que se considera integralmente alemão e não torce pelos espanhóis, algozes na final da Eurocopa de 2008 e na semifinal da Copa do Mundo de 2010.
– Gosto de ver a Espanha jogar, mas não a ponto de celebrar muito. Tenho que respeitar meu próprio time. Eu jogo para a Alemanha, estou orgulhoso disso e sou 100% alemão. Pensar agora em uma final entre Espanha e Alemanha ainda é algo bastante hipotético e nem cruzo os dedos para que eles cheguem lá – encerrou.

Nenhum comentário: