12 de jun. de 2012

Sem poder pensar em derrota, gregos e tchecos reeditam semifinal de 2004


Grécia e República Tcheca entravam em campo, no dia primeiro de julho de 2004, para a disputa da semifinal da Eurocopa. Se naquela ocasião a glória estava em jogo, gregos (campeões continentais há oito anos) e tchecos duelam novamente pela competição, nesta terça, às 13h (de Brasília), em Breslávia, em uma partida onde a derrota pode representar fracasso. Empate também não é bom para nenhum dos dois, embora possa ser ainda pior para os tchecos, que foram goleados por 4 a 1 pela Rússia na estreia. O duelo será transmitido ao vivo no GLOBOESPORTE.COM, SporTV.com e SporTV.
Para ilustrar, em números, a situação do Grupo A é a seguinte: após a vitória folgada na estreia, a Rússia, que encara a Polônia às 15h45m, lidera a chave com três pontos e pode até se classificar nesta terça. Em seguida, aparecem empatados os donos da casa e a Grécia - ambos com apenas um ponto. Derrotada em sua única partida, a República Tcheca amarga a lanterna da chave e, se perder, já sabe que dará adeus ao torneio. Aos gregos, um revés significa ter que jogar com a calculadora na mão na última rodada.
fernando santos grécia treino (Foto: Agência EFE)Fernando Santos tem que quebrar a cabeça para montar time grego, que tem três desfalques (EFE)
Lesões x moral baixo
O empate por 1 a 1 com a Polônia trouxe más notícias aos gregos, que não poderão contar com sua dupla de zaga titular, após a expulsão de Sokratis Papastathopoulos e a lesão de Avraam Papadopoulos na partida de estreia. Outra ausência é a do meia Georgios Fotakis, também por contusão, só que esta sofrida durante uma sessão de treinos.
O treinador português Fernando Santos, que comanda a Grécia, deixou claro que sua equipe precisa encontrar a motivação desde o primeiro instante do jogo, para evitar que o adversário tome a iniciativa do jogo, como na estreia. O alerta também partiu do meia Sotiris Ninis.
Shirokov, Russia x República Tcheca (Foto: Agência Reuters)Tchecos tentam se recuperar de derrota (Reuters)
- Não podemos demorar tanto tempo para entrar no jogo. Não fizemos o que estava planejado, mas nosso segundo tempo é prova que merecemos estar aqui.
Se de um lado a preocupação é com os desfalques, da parte tcheca as atenções estão voltadas para o tema motivação. Experiente, o goleiro Peter Cech sabe que não adianta ficar lamentando a derrota diante da Rússia e agora é levantar a cabeça.
- Sentimos a decepção imediatamente depois, com certeza. Não conseguimos nesse primeiro jogo, mas sabemos que temos outros 180 minutos para jogar pela classificação às quartas de final. Estamos determinados a fazer exatamente isso.
Retrospecto
O duelo da semifinal de 2004 ficou para a história. Um único gol do zagueiro Dellas, na prorrogação, levou os gregos para a final contra Portugal, que - favorito e jogando em casa - acabou derrotado na grande decisão. Em quantidade, porém, a Grécia está em desvantagem: são oito jogos na história do confronto, com cinco triunfos da República Tcheca, dois empates e uma única vitória grega.
 
GRÉCIA X REPÚBLICA TCHECA
Chalkias; Torosidis, Papadopoulos, Malezas (ou Makos) e Holebas; Maniatis, Katsouranis, Karagounis e Ninis; Gekas e SamarasCech; Gebre Selassie, Kadlec, Hubnik e Sivok; Hubschman, Rosicky, Plasil, Pilar e Jiracek; Baros
 
Técnico: Fernando SantosTécnico: Michal Bilek
Estádio: Estádio Municipal de Breslávia (Polônia). Árbitro: : Stéphane Lannoy (França). Horário: 13h (de Brasília)
Transmissão: GLOBOESPORTE.COM, SporTV.com e SporTV acompanham ao vivo

Nenhum comentário: