12 de jun. de 2012

Com tempero político, Polônia e Rússia duelam em Varsóvia


O duelo entre Polônia e Rússia, nesta terça-feira, às 15h45m (de Brasília), pela segunda rodada do Grupo A da Eurocopa, promete ser de fortes emoções. Seja por questões relacionadas ao futebol em si, como pelaconturbada e histórica relação política entre os dois países.
Os anfitriões, que empataram com a Grécia em 1 a 1 na abertura da Euro, sabem que uma derrota pode comprometer sua classificação às quartas de final. Já para os russos, considerados favoritos por conta da boa exibição diante da República Tcheca (triunfo por 4 a 1 na última sexta-feira), a vitória valerá a vaga antecipada, seja qual for o resultado do jogo entre gregos e tchecos, que se enfrentam no outro confronto da chave, às 13h (de Brasília). Ambas partidas serão transmitidas ao vivo pelo GLOBOESPORTE.COM, SporTV e SporTV.com.
O jogo no estádio Nacional de Varsóvia acontece no “Dia da Rússia”, feriado nacional na ex-república da extinta URSS. Por conta da data, que marca o começo da independência do país, torcedores russos farão uma marcha nas ruas da capital polonesa horas antes da partida numa atitude que não agrada muito aos donos da casa. Alguns creem que sejam exibidos símbolos da era soviética, que os recordam dos 44 anos sob o regime comunista (clique aquie saiba mais sobre a rixa entre os dois países).
Para piorar, existe o temor de que hooligans se infiltrem na passeata que, a princípio, é de caráter pacífico. Na última sexta-feira, violentos torcedores russos agrediram voluntários poloneses antes do jogo contra a República Tcheca e fizeram manifestações racistas e nacionalistas.
Foco no futebol
A polícia local, inclusive, aumentou seu contingente para evitar distúrbios e deixar o foco apenas no futebol. Desejo de ambas seleções.
- Não estamos pensando nessas questões. Estamos concentrados apenas no jogo. Que vai ser muito difícil – disse Franciszek Smuda, técnico da Polônia.
O holandês Dick Advocaat, treinador da Rússia, tem a mesma linha de pensamento.
- Não podemos misturar futebol e política.
Para a partida, Advocaat pediu para que seus atletas encarem o jogo contra os poloneses como se fosse a estreia na competição. Evitando qualquer euforia e excesso de confiança por conta da boa partida contra os tchecos na primeira rodada.
Kerzhakov e Izmailov, em treino da seleção russa (Foto: EFE)Apesar de criticado, Kerzhakov (à esquerda) deve começar no ataque russo (Foto: EFE)
Além disso, o técnico quer o primeiro lugar para escapar de um confronto com a melhor equipe do chamado “grupo da morte”, formado por Alemanha, Dinamarca, Holanda e Portugal.
Seguindo a máxima de “não se mexe em time que está ganhando”, o holandês não deverá fazer nenhuma alteração. A princípio, mesmo o criticado atacante Aleksandar Kerzhakov deverá começar entre os titulares. Caso mude de ideia – Advocaat foi bastante vago na coletiva de véspera ao falar de sua equipe-, Pavlyuchenko, que fez um gol diante dos tchecos, começa desde o início.
 Mudanças na Polônia
Do lado dos anfitriões, entretanto, a história é diferente. As mudanças na equipe de Franciszek Smuda começarão já pelo gol, após a suspensão de Wojciech Szeczesny, goleiro que foi expulso ao cometer pênalti. Seu substituto será Przemyslaw Tyton, alçado ao posto de herói, depois de defender a cobrança de Karagounis e evitar a derrota para os gregos na abertura do torneio (assista no vídeo ao lado).
Outras trocas podem acontecer no meio de campo. O jovem Adam Matuszczyk e o experiente Dariusz Dudka entrariam nas vagas de Obraniak e Rybus, para dar mais consistência ao setor e conter Arshavin e Dzagoev, dupla russa que teve excelente atuação diante da República Tcheca.
- Nossa grande missão é pará-los – afirmou Smuda.
  •  
lewandowski polônia gol grécia (Foto: Agência Getty Images)Autor do gol polonês no empate com a Grécia, Lewandowski quer repetir a dose nesta terça-feira
(Foto: Agência Getty Images)
Estatísticas
O último jogo entre Polônia e Rússia aconteceu em Moscou e terminou empatado por 2 a 2 em 2007. A última vitória polonesa neste confronto foi em maio de 1998 vencendo por 3 a 1 na cidade de Chorzow. Já a última vitória russa aconteceu dois anos antes, em junho de 1996, por 2 a 0 em Moscou.
Esses três amistosos citados foram os únicos duelos entre os dois países. Todas as demais 13 partidas entre as duas seleções foram disputadas entre a Polônia e a antiga União Soviética, que leva vantagem (sete vitórias contra três derrotas).
POLÔNIA X RÚSSIA
Tyton; Piszczek, Wasilewski, Perquis e Boenisch; Murawski, Polanski; Blaszczykowski, Obraniak (Dudka) e Rybus (Matuszczyk); LewandowskiMalafeev; Anyukov, Ignashévich, Berezutsky e Zhirkov; Shirokov, Denisov, Ziryanov e Dzagoev; Arshavin e Kerzhakov (Pavlyuchenko)
Técnico: Franciszek SmudaTécnico: Dick Advocaat
Arbitragem: Wolfgang Stark (Alemanha), auxiliado pelos compatriotas Jan-Hendrik Salver e Mike Pickel
Local: Estádio Nacional de Varsóvia, Polônia
Transmissão: GLOBOESPORTE.COM, SporTV e SporTV.com transmitem ao vivo a partir das 15h45m (Brasília)

Nenhum comentário: