9 de jun. de 2012

Portugal começa Euro 2012 diante da Alemanha, último adversário em 2008


A Euro 2012 começa para Portugal justamente contra quem foi eliminado em 2008, num jogo contra a Alemanha. Há quatro anos, o Cristiano Ronaldo do Manchester United chegava ao torneio com o status de astro principal de uma equipe que estava entre as favoritas. Agora, o Ronaldo do Real Madrid tem ainda mais fama, mas a seleção portuguesa que vai a campo diantes dos alemães, neste sábado, às 15h45 (horário de Brasília), em Lviv, chega desacreditada. O adversário, por outro lado, é ainda mais forte do que na última Eurocopa, em que terminou como vice-campeão. O GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitem ao vivo, neste sábado, a partida entre Alemanha e Portugal.
- A Alemanha é uma equipe com poucos pontos fracos, é das mais fortes da Europa. Mas, num torneio curto, vence quem está melhor taticamente, fisicamente e erra menos. Não estamos entre os favoritos, mas isso talvez seja até melhor. Espero que Portugal seja a grande surpresa do torneio. Eu acredito sempre - afirmou Cristiano Ronaldo.
Cristiano Ronaldo, Portugal (Foto: Agência Getty Images)O português Cristiano Ronaldo é uma das grandes atrações da Euro e estará em campo (Foto: Getty Images)
O time de 2012 sente a falta de um meia de criação como o Deco de 2008, continua com problemas para encontrar um centroavante, e a defesa foi pouco confiável nas Eliminatórias. Mas nomes como Raul Meireles e João Moutinho cresceram muito desde a última Eurocopa e são peças importantes da equipe. Outra delas é Nani, que mostrou-se recuperado das dores no pé e deve ir a campo neste sábado. Mas a principal mudança está no banco de reservas. Paulo Bento ainda está longe dos feitos de Luiz Felipe Scolari, mas conseguiu consertar uma equipe que ia ladeira abaixo sob o comando de Carlos Queiróz.
- Esse grupo superou situações muito difíceis nas Eliminatórias e provou ter força e qualidade. Esperamos estar no nosso melhor nível, mas estamos convictos de que podemos bater uma seleção de grande qualidade como a Alemanha. Não existem muitas áreas além do futebol em que Portugal pode fazer frente à Alemanha - diz Paulo Bento.
Do lado germânico, o treinador Joachim Löw segue na sua bem sucedida reestruturação do futebol local. Nos últimos seis anos, a Alemanha revelou mais talentos do que nos dez anos anteriores. Mas ainda falta um título internacional, o que não vem desde o Euro 1996. Um dos símbolos da mudança da seleção alemã, o meia Bastian admite que esse é um sonho ainda não realizado.
- Não quero vencer 20 títulos pelo Bayern de Munique e me aposentar sem ter conquistado um troféu de topo com a Alemanha. Simplemente, não quero isso - afirmou.
Bastian Schweinsteiger no treino da Alemanha na Euro (Foto: Reuters)Bastian Schweinsteiger quer o título da Euro, um sonho ainda não realizado Foto: Reuters)
Os alemães estreiam na Eurocopa com algumas dúvidas. O meia Lars Bender pode ser improvisado na lateral direita com a missão de parar Cristiano Ronaldo já que o titular Jerome Boateng deixou Joachim Löw irritado por ter ido a uma festa até de madrugada, poucas horas antes do embarque para o Euro. O zagueiro Per Metersacker e o atacante Miroslav Klose também tiveram lesões e correram contra o tempo para entrar em forma.
Mas a dúvida principal é se o grupo mais jovem da Eurocopa irá ou não sentir a pressão de um grande torneio.
- Eu não vejo como um problema ter tantos jogadores jovens na equipe, mas aqui não é como no Campeonato Alemão, em que há a chance de se recuperar no jogo seguinte. Aqui, cada jogo é uma decisão. Não podemos bobear - afirma o meia Thomas Müller, de apenas 22 anos, mas já falando como um veterano com a experiência de quem foi artilheiro da última Copa do Mundo.
Histórico de confrontos

Portugal e Alemanha já se enfrentaram 16 vezes, com oito vitórias germânicas e apenas três dos lusos. A última vez em que a seleção portuguesa superou a alemã foi na primeira fase da Euro 2000, uma vitória por 3 a 0, com três gols de Sérgio Conceição. É o quarto encontro entre as duas equipes em campo neutro, com uma vitória para cada lado e um empate, todos em Eurocopas.
ALEMANHA X PORTUGAL
Neuer, Bender, Mertesacker, Badstuber e Lahm; Khedira, Schweinsteiger, Müller e Özil; Podolski e KloseRui Patricio, Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Raul Meireles, Miguel Veloso e João Moutinho; Nani, Postiga e Cristiano Ronaldo
Técnico: Joachim LöwTécnico: Paulo Bento
Árbitro: Stéphane Lannoy (França)
Estádio: Arena Lviv (Ucrânia). Horário: 15h45 (de Brasília)
Transmissão: GLOBOESPORTE.COM, SporTV.com e SporTV acompanham ao vivo

Nenhum comentário: