6 de jun. de 2012

Ibra poderia até ser campeão dos 100m, diz fisiologista da seleção sueca


Zlatan Ibrahimovic é um verdadeiro atleta e virou jogador de futebol porque quis. Segundo os responsáveis pela preparação física da seleção sueca, o atacante do Milan tem uma carga genética perfeita para a prática de esportes e poderia ser de ponta também em muitas outras modalidades. Talvez até desafiar Usain Bolt nos 100m rasos. Ao menos é o que assegura Paul Balsom, fisiologista da seleção sueca
Ibrahimovic no amistoso da Suécia contra a Sérvia (Foto: AFP)A estrutura genética de Ibra (aqui marcando de pênalti no amistoso contra a Sérvia) é destacada pelo fisiologista da seleção sueca (Foto: AFP)
- Na teoria, existe uma estatística de que a cada ano nasce na Suécia uma menina ou um menino com potencial genético para ser o campeão dos 100m. Zlatan Ibrahimovic deve ser a criança de ouro do ano em que nasceu (1981), de tão bem "construído" que ele é. Ele é quase "anormal". Essa não é bem a palavra certa, mas não fica longe disso - afirma Balsom, em entrevista à imprensa local.
Ibra já disse anteriormente que pretende encerrar a carreira dentro de no máximo três anos, mas a decisão não terá a ver com seu condicionamento físico. Paul Balsom diz que o jogador chegou aos 30 anos melhor do que nunca.
- Isso depende de muitos fatores. A experiência na carreira fez com que ele evoluísse. Mas o lado psicológico também conta. Se um jogador ainda sente alegria pelo que faz, ainda gosta e sente falta de jogar futebol, então isso ajuda muito - diz o fisiologista.
Balsom destaca que não apenas na seleção escandinava mas também no Milan o atacante sueco é o número 1 nos testes físicos. O motivo da "vantagem genética" nem mesmo Ibra sabe explicar.
- Meu pai disse que jogou futebol na Bósnia, de onde ele veio, mas teve que parar por causa de um problema no joelho. Mas não sei em que nível ele jogou - diz o atacante.
A Suécia chega nesta quarta-feira a Kiev, onde ficará hospedada durante a Eurocopa, pois disputa as três partidas da primeira fase na capital ucraniana. A equipe de Ibrahimovic realizou seu último amistoso de preparação para o torneio nesta terça, derrotando a Sérvia por 2 a 1 em Estocolmo.

Nenhum comentário: