17 de jun. de 2012

Herói grego compara vaga com campanha de 2004 e faz apelo à Uefa


Aos 35 anos, o meia Giorgos Karagounis é um dos três jogadores da atual seleção grega que sentiram o gostinho de conquistar a Eurocopa, quando, em 2004, surpreenderam o Velho Continente batendo o então anfitrião Portugal na decisão. No último sábado, o veterano disse que voltou a experimentar esse sabor.
karagounis grécia gol rússia eurocopa 2012 (Foto: Agência Reuters)Karagounis um dos três jogadores que já conquistaram a Euro pela Grécia (Foto: Agência Reuters)



Com um gol dele próprio, os helênicos bateram a favorita Rússia por 1 a 0 no estádio Nacional de Varsóvia e se garantiram nas quartas de final da Euro 2012 como a grande zebra do Grupo A.
 
- Podemos, sim, comparar essa vitória com o que aconteceu em 2004. Pelas dificuldades, pelos adversários, conseguimos superar uma série de obstáculos como há oito anos – afirmou o atleta do Panathinaikos que, ao lado de Chalkias (goleiro reserva) e do volante Katsouranis levantaram o caneco da Euro na Terrinha.

Ex-jogador do Benfica, Karagounis lembrou que passou de vilão a herói da Grécia na Euro, Na partida de estreia, contra a Polônia, o camisa 10 perdeu um pênalti que poderia ter garantido o triunfo contra os anfitriões (o duelo terminou empatado por 1 a 1).

- Foi difícil. Me senti mal. Mas superei e fui recompensado.

Apelo à Uefa
 
Fernando Santos, Grécia (Foto: Agência Reuters)Fernando Santos, Grécia (Foto: Agência Reuters)
O tom de alegria pela vaga nas quartas de final saiu de cena ao falar da arbitragem. No segundo tempo da partida contra os russos, Karagounis sofreu um pênalti claro do zagueiro Ignashevich. O juiz, entretanto, disse que o veterano se jogou e ainda lhe advertiu com o cartão amarelo, que o tirou da próxima partida.

- Mais uma vez tivemos problemas com o juiz. A Uefa tem que ver o vídeo da partida. É uma pena ter levado esse cartão. Não merecia. Todos viram (que foi pênalti). Quem sabe eles (Uefa) não retiram esse cartão... – apelou o capitão grego.

O técnico Fernando Santos também não escondeu sua irritação, mas preferiu evitar declarações polêmicas e sequer pediu “ajuda” à entidade que comanda o futebol europeu.

- Disse no último jogo que não ia falar comentar mais a arbitragem. Estamos contentes em passar dessa fase. Só isso. É uma pena que Karagounis não possa participar da próxima partida. Agora cabe a mim achar um substituto à altura para ele – disse o treinador português que deu folga aos jogadores neste domingo.

Confiança helênica

Perguntado se a Grécia 2012 pode repetir o desempenho de 2004, Karagounis foi enfático.

- Tudo é possível para nós. Não temos nada a provar a ninguém.

Nenhum comentário: