19 de jun. de 2012

Espanhóis tentam justificar a atuação ‘fora do ponto’: nervosismo e pressão


Contra a Croácia pouco se viu da Espanha que encanta. Em uma partida que criou até poucas chances, o gol de Jesús Navas já no fim colocou a Fúria como primeira colocada do Grupo C da Eurocopa 2012 às quartas de final. A vitória magra por 1 a 0 com uma atuação “fora do ponto”, digamos, foi justificada pelos principais nomes do time. Pelo visto, não está sendo fácil carregar o peso de uma campeã europeia e mundial.
– Foi um jogo difícil porque há uma coisa que as pessoas não veem, que é o nervosismo. Uma única jogada que possa te deixar fora. Vamos passo a passo, mas deu para notar que estávamos um pouco incomodados. Foi muito sofrido, mas não há hoje em dia rival que facilite e a Espanha deu o seu máximo, mas é bom ter cuidado porque pode levar um susto. Todo mundo conhece a Espanha. Agora a cada vez que o Iniesta pega na bola há três rivais ao seu lado. O toque é magnífico, mas os rivais estão mais em cima – disse o goleiro Casillas.
Empate: vantagem ou pressão?
O técnico Vicente del Bosque lembrou da pressão em cima de seus comandados na véspera, quando os italianos temiam empate por 2 a 2 que os eliminasse. A Fúria jogava por qualquer igualdade, mas cairia em caso de derrota mínima com a vitória da Itália.
Croácia x Espanha, Ivan Rakitic e Iker Casillas (Foto: Agência AFP)Iker Casillas salvou gol certo de Rakitic quando a partida ainda estava empatada (Foto: Agência AFP)
– Não tivemos muita profundidade, os croatas se defenderam bem e contra-atacaram, que era o que prevíamos. Foi muito tenso, difícil. Nos livramos dessa vantagem do empate, que parece que é um fardo. Saímos beneficiados, mas o empate para nós era mais uma pressão do que uma vantagem. O resultado nos valia, mas nos confundiu – afirmou o treinador, que não quer ver sua seleção mudar de estilo em virtude de uma dificuldade.
– Não podemos duvidar do que estamos fazendo. Não podemos jogar de outra maneira. Ao todo, 15 seleções vão fracassar, só uma vai ganhar – contou.
Iniesta: ‘O time rival também joga’
Novamente um dos melhores em campo, o meia Andrés Iniesta também admitiu ter sentido uma dificuldade extra.
– Não é fácil jogar essas partidas quando te vale o empate, tudo o que foi falado... É a Eurocopa, o time adversário também joga, são quase sempre rivais incômodos, tudo custa muito. Sofremos além da conta, mas cumprimos com o objetivo. Acho que as pessoas devem seguir confiando no time, mas é um sinal de atenção para dizer que nada será fácil – encerrou.
Classificada, a Fúria aguarda a definição de seu adversário nas quartas de final nesta terça-feira: Inglaterra, França e Ucrânia lutam por duas vagas no Grupo D. O segundo colocado enfrenta os espanhóis no próximo sábado, em Donetsk

Nenhum comentário: