5 de jun. de 2012

Com jeitão de galã, Bierhoff pede calma com a empolgação alemã


Na gíria dos boleiros, Oliver Bierhoff poderia ser apontado como o “macaco velho”. Protagonista do título alemão da Eurocopa de 1996 ao marcar dois gols na final contra a República Tcheca, ele tornou-se “manager” da seleção. E sabe de cor o roteiro de um discurso prévio a uma competição tão importante como a Euro 2012, que começará na próxima sexta-feira. Em entrevista coletiva, o ex-jogador de 44 anos, com seu jeitão de galã – como o que aparece junto a um carro de uma das patrocinadoras da Federação – pregou confiança, mas sem abandonar a cautela. Por mais controverso que possa parecer.
Oliver Bierhoff no CT da Alemanha com Mercedes (Foto: Divulgação / Site Oficial)Oliver Bierhoff no CT da Alemanha com um carrão: jeitão de galã (Foto: Divulgação / Site Oficial)
– A tensão nunca foi tão grande porque eu sei que a expectativa é muito alta entre nós da Federação, torcida e time. Só que, quanto maior a expectativa, maior o risco de se decepcionar. O time tem um enorme potencial, mas o ar é rarefeito, especialmente nos jogos de mata-mata – disse, utilizando uma expressão não muito comum para ressaltar um possível contratempo.
 Bierhoff - Coletiva (Foto: agência AFP)Bierhoff em entrevista coletiva nesta terça: fé no
potencial alemão, mas com ressalvas (Foto: AFP)
Para o ex-jogador do Milan, a Alemanha mostrou nos últimos tempos que pode, sim, colocar o quarto título europeu na conta – e, desta forma, ampliar o seu domínio no continente.
– Tivemos um time muito jovem em 2010 e ainda jogamos sem o nosso capitão. Agora mostramos que somos capazes como nos jogos contra Holanda e Brasil (amistosos), e durante a fase de classificação da Euro. No entanto, nós também mostramos durante a preparação que não estamos no máximo ainda. Trabalhamos em nossas falhas. Eu sei que esse time tem um grande potencial.
Bierhoff também falou sobre os principais rivais, ainda que brevemente.
– Todos falam de Espanha e Alemanha, e como nos encontraremos na final. Eu só posso aconselhar a manter a calma, apesar de tudo. Holanda é muito forte, e a França não perdeu nas últimas 20 partidas.
A Eurocopa 2012 começa oficialmente nesta sexta-feira, às 13h (de Brasília), com o confronto entre a co-organizadora Polônia e a Grécia, em Varsóvia. A Alemanha entra em campo no sábado, às 15h45m, contra Portugal, em Lviv, na Ucrânia, pelo Grupo B. Holanda e Dinamarca completam a chave considerada a mais difícil da primeira fase. O GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitirão todos os jogos ao vivo.

Nenhum comentário: