12 de jun. de 2012

Cassano aquece a polêmica sobre jogadores gays na seleção italiana


Antonio Cassano durante coletiva da Itália (Foto: AP)Antonio Cassano durante coletiva da Itália nesta
terça-feira: polêmica sobre gays da seleção (AP)
O sorriso de diversos jornalistas ao verem Antonio Cassano chegar para a coletiva já era um indício de polêmica. O atacante do Milan e da seleção italiana fugiu de todo o protocolo e concedeu uma entrevista nada convencional. Em vez da tradicional frase “buscar os três pontos” contra a Croácia, próxima adversária pelo Grupo C da Eurocopa 2012, o jogador de 29 anos aqueceu o assunto sobre gays na seleção. Falou abertamente sobre o caso na Casa Azzurri, em Cracóvia, o que lhe rendeu uma pequena dor de cabeça.

Quando perguntado sobre a existência de metrossexuais e homossexuais entre os 23 atletas concentrados, o companheiro de Alexandre Pato, Robinho e Thiago Silva no clube rossonero sorriu ironicamente. Ele já sabia que deveria ter cuidado com a resposta depois de o técnico Cesare Prandelli o ter avisado da possibilidade de o tema voltar à tona.

– O que é um metrossexual? Seja simples – indagou, antes de disparar a falar.
Se eles são gays o problema é deles"
Cassano
– Se eles são “frocio” (termo vulgar em italiano para se referir a gays), o problema é deles. Eu espero que não exista qualquer “frocio” na seleção. Mas se eles são isso, é com eles. Não sei se existe alguém. Deixo assim, caso contrário, já sabem, virão os ataques de todas as partes – despistou, antes de emendar para o tradutor ao lado. – Você não vai traduzir isso para a imprensa polonesa, né?
Cesare Prandelli, que havia escrito em abril um prólogo sobre a homossexualidade no mundo do esporte, acabou surpreendido com as reações públicas. Na época, o treinador reforçou que considera a homofobia uma forma de racismo.
– No futebol e no esporte ainda existe um tabu sobre a homossexualidade, quando as pessoas deveriam viver livres de acordo com seus próprios desejos e sentimentos. Quando falamos de amor e sentimentos, o povo deveria poder amar quem quisesse – afirmou.
cassano itália (Foto: AFP)Cassano se diz contra homossexuais na seleção da Itália (Foto: AFP)
Para jornalista, dois dos 23 jogadores são gays

O assunto, obviamente, não é uma novidade na Azzurra. O jornalista e apresentador Alessandro Cecchi Paone, da Sky Italia e homossexual assumido, declarou recentemente em uma entrevista que há dois gays na seleção.
– Eu tive um relacionamento com um dos jogadores, e ele me disse quem era o outro gay, o que explica por que eu sei que são dois. Prandelli sabe quem são os homossexuais. Sobre quando eu disse que há três metrossexuais, foi um elogio a Sebastian Giovinco, Ignazio Abate e Riccardo Montolivo – revelou à “Radio 24”.
Especula-se, no entanto, que o último seja um dos homossexuais. Montolivo, de 27 anos, defendeu a Fiorentina entre 2005 e 2012 e será reforço do Milan de Cassano para a próxima temporada.
O atacante Antonio Di Natale e o presidente da Associação Italiana de Jogadores, Damiano Tommasi, também se pronunciaram pedindo para que os gays mantenham o anúncio escondido ao menos até o fim de suas carreiras, temendo uma “represália”.

Polêmica rende um comunicado
Riccardo Montolivo, da Fiorentina, ri durante minuto de silêncio na itália (Foto: Reprodução)Riccardo Montolivo seria um dos homossexuais
do elenco da Azzurra (Foto: Reprodução)
Com as declarações já na boca do povo, Cassano teve de emitir um comunicado para acalmar o furor diante das críticas recebidas através da mídia e redes sociais.

– Quero pedir sinceras desculpas se os meus comentários provocaram polêmica e protestos entre as associações dos direitos homossexuais. A homofobia não é algo que faz parte da minha natureza. Não quis ofender ninguém e absolutamente não quero colocar nenhuma opção sexual sob coação. Eu apenas disse que é um problema que nada tem a ver comigo. Não julguei as escolhas dos outros, que devem ser respeitadas – encerrou.

A Itália volta a campo na próxima quinta-feira, quando enfrentará a Croácia, às 13h (de Brasília), em Poznan. Depois, a Espanha encara a Irlanda novamente na Arena Gdansk, às 15h45m. A última rodada será realizada na outra segunda-feira, dia 18. Todos os jogos têm a transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, SporTV.com e SporTV

Nenhum comentário: