12 de fev. de 2014

Federação iraniana expulsa quatro ‘jogadoras’ da seleção de futebol por não considerá-las mulheres

Federação iraniana expulsou quatro jogadoras da seleção de futebol por serem homens
Federação iraniana expulsou quatro jogadoras da seleção de futebol por serem homens Foto: Amir Poormand / AFP
Extra
Tamanho do texto A A A
Um escândalo atingiu o futebol iraniano nesta semana após suspeitas de que homens estavam se passando por mulheres na seleção feminina de futebol. Com a confirmação, quatro jogadoras foram expulsas da equipe. A descoberta veio após exames a que todas as atletas foram submetidas para a determinação do sexo de cada uma. A informação foi dada pelo tabloide inglês “The Sun” desta quarta-feira.
As quatro "jogadoras" expulsas iniciaram operações para mudança de sexo. Mas os médicos atestaram que as características -adquiridas ou naturais - ainda não eram suficientes para definí-las como mulheres.
As atletas só poderão retornar à seleção após terem feito a mudança total de sexo, legalizada no Irã desde 1979. A determinação contrasta com a proibição do sexo antes do casamento e aos relacionamentos homossexuais.
- Se essas pessoas podem resolver seus problemas após uma cirurgia, e ficarem na posição de receber a necessária qualificação médica, elas poderão retomar o direito de jogar - disse Ahmed Hashemian, médico da Federação Iraniana, à agência estatal IRNA, com relação às atletas reprovadas.
A federação iraniana promete um controle mais rigorosos no futebol feminino. Segundo o jornal inglês “The Telegraph“, as jogadoras vão passar por testes em treinos e sem aviso prévio.


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/federacao-iraniana-expulsa-quatro-jogadoras-da-selecao-de-futebol-por-nao-considera-las-mulheres-11580979.html#ixzz2tARxaVXD

Nenhum comentário: