5 de fev. de 2014

Atlético-PR marca no final, vence nos pênaltis e avança na Libertadores

Em uma partida em que não faltou emoção, o Atlético-PR venceu o Sporting Cristal nos pênaltis, após fazer 2 a 1 no tempo normal, e avançou na Libertadores. O time entra no grupo 1, que tem The Strongest, Universitario e Vélez Sarsfield. O primeiro compromisso será contra o The Strongest, no próximo dia 13.
A partida começou nervosa com muitos cartões amarelos no primeiro tempo, deixando toda a emoção para a etapa complementar. O Furacão abriu o placar aos 14 minutos com Manoel, de cabeça, mas a torcida nem teve tempo de comemorar. Aos 16 minutos, Ávila empatou e a partida descambou para muita confusão em campo, que acabou resultando, no total, em oito cartões amarelos e quatro vermelhos - três para o Sporting, sendo que o último para Ortíz, quando colocou a mão na bola aos 49 minutos, durante o último ataque. O pênalti convertido por Éderson levou o jogo para as decisões nas cobranças.
Nos pênaltis, o coração da torcida foi testado novamente. Depois de Ederson e Lobatón converterem, Deivid chutou fraco e o goleiro Penny defendeu. Cazulo, Mérida e Advincúla marcaram e situação ficou ainda mais complicada quando o goleiro peruano defendeu o chute de Nathan. 
A situação parecia irreversível até que Weverton apareceu e defendeu o chute de Delgado. Natanael convertou e Calcaterra, para o Sporting, chutou para fora. A emoção somente acabou no chute de Aquino, da equipe peruana, que mandou na trave.
Antes de estrear na fase de grupos, o Atlético-PR, com o time sub-23, disputa o clássico Atletiba pelo Campeonato Paranaense. O jogo está marcado para 19h30m (horário de Brasília) de domingo, mais uma vez na Vila.Weverton goleiro do Atlético-PR comemoração  (Foto: Reuters)Weverton foi um dos nomes do jogo com a defesa nas cobranças  (Foto: Reuters)
Muita briga; pouco futebol
Miguel Ángel Portugal apostava em uma formação mais ofensiva, com o atacante Douglas Coutinho na vaga do volante João Paulo e o time no 4-3-3. Já o Sporting Cristal tinha uma postura mais cautelosa, mas dava trabalho à defesa rubro-negra com a dupla Leguizamón e Irven Ávila. Apesar das posturas distintas, os times protagonizaram um primeiro tempo equilibrado. Aos 14, Ederson bateu por cima na melhor oportunidade dos mandantes. No minuto seguinte, Yotún também desperdiçou chance clara de dentro da área.
Além de equilibrado, o jogo também era brigado - no mau sentido. Aos 18, o meia Zezinho e o zagueiro Balbín trocaram empurrões e receberam o cartão vermelho direto. A partida teve outros seis amarelos - um para o Furacão, cinco para o Sporting Cristal - antes mesmo do intervalo. Com tantas faltas, discussões e reclamações, os lances de perigo tornaram-se raros, e o primeiro tempo ficou mesmo no 0 a 0.
Segundo tempo
O Atlético-PR voltou com o meia Fran Mérida no lugar do atacante Douglas Coutinho. E, no primeiro lance, o meia iniciou a jogada em que Marcelo quase abriu o placar. A defesa peruana afastou. O lance incendiou a torcida, e o time partiu para cima. Natanael arriscou de fora da área e, após desvio, tirou tinta da trave. Fran Mérida e Marcelo, em chutes a queima roupa, também assustaram. A pressão deu resultado. Aos 16, Fran Mérida cobrou falta pela direita, e Manoel desviou para abrir o placar. No minuto seguinte, porém, o Sporting Cristal empatou na mesma moeda. Calcaterra mandou para a área, e Ávila completou para o fundo das redes.
Os minutos finais foram de ataque contra defesa. O Furacão tentava chegar ao gol adversário em jogadas pela direita com Marcelo, na bola aérea e em lançamentos longos. O time quase repetiu o lance do gol. Fran Mérida cruzou, mas Manoel cabeceou por cima. Marcelo chutou forte da entrada da área, mas sem direção. Quando a eliminação parecia certa, o Atlético-PR consegiu um pênalti. Ederson converteu. Na decisão por pênaltis, Weverton brilhou, e o Furacão venceu por 5 a 4.

Nenhum comentário: