29 de nov. de 2012

Bola de Ouro: Messi encara Cristiano Ronaldo e Iniesta na disputa pelo tetra


Quebrador de recordes, Lionel Messi, como já era de se esperar, está entre os três finalistas na briga pela Bola de Ouro da Fifa - em parceria com a revista francesa "France Football" desde 2010. Vencedor do prêmio de melhor do mundo nas três últimas temporadas, o craque do Barcelona vai disputar o tetra contra Cristiano Ronaldo e Andrés Iniesta. Neymar, que tentava surpreender como o único jogador dentre os 23 previamente selecionados que atuam fora da Europa, terá de se contentar com a possibilidade de faturar o bi do Prêmio Puskas. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Ao todo, treinadores e capitães das 209 seleções filiadas à entidade, além de outros 49 jornalistas escolhidos pela publicação, foram os responsáveis pela lista. O resultado final sairá no dia 7 de janeiro.
A lista final mostra um domínio absoluto da dupla Real Madrid e Barcelona nos três últimos anos. Em 2011, os três que concentraram a decisão da Bola de Ouro foram quase os mesmos, a diferença que Xavi esteve presente no lugar de Iniesta - repetindo a decisão de 2009. Já em 2010, todos os representantes saíram do Barça: os dois espanhóis e Messi. O argentino venceu nas três ocasiões.
Bola de ouro FIFA Messi Cristiano Ronaldo Iniesta (Foto: EFE)Telão mostra os finalistas à Bola de Ouro: trio já concorreu na Uefa, e Iniesta levou a melhor (Foto: EFE)
O curioso é que em agosto o trio protagonizou uma eleição semelhante, mas apenas restrita à Uefa. Campeão da Eurocopa com a Espanha, Iniesta foi eleito por 53 jornalistas durante o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, em Mônaco - o camisa 8 do Barcelona recebeu 19 votos, contra 17 de Messi e Cristiano Ronaldo.
– Acho que essa seleção está perfeita, mais uma vez, esse ano. Vale lembrar que essa eleição recebe votos dos treinadores das seleções, dos capitães das seleções e da imprensa. É um voto bem completo. Acho que não deixa duvida alguma. Parabéns a todos que estão na lista – disse Ronaldo Fenômeno, um dos presentes na cerimônia.
No Puskas, Neymar concorre com outras obras-primas
Com isso, Neymar passa a ter como objetivo o prêmio de gol mais bonito do ano - um feito que tenta repetir, uma vez que foi o vencedor do ano passado com o golaço marcado diante do Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. Eleito desta vez por conta do gol anotado contra o Internacional na Taça Libertadores, o santista disputa com Falcao García, do Atlético de Madri, e Miroslav Stoch, do Fenerbahçe (veja os concorrentes ao prêmio).
neymar santos x internacional (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos F.C.)Obra-prima de Neymar contra o Inter concorre ao Prêmio Puskas (Ricardo Saibun/Divulgação Santos F. C.)
Outra meta do craque brasileiro é ao menos se igualar à 10ª colocação individual de 2011, quando foi o craque da conquista do Peixe na Taça Libertadores e ficou à frente de jogadores como Diego Forlán, à época de Atlético de Madri e Inter de Milão, Wesley Sneijder (Inter de Milão), Thomas Müller (Bayern de Munique), David Villa (Barcelona), entre outros. Na ocasião, Neymar recebeu 1,12% dos votos. O quinto colocado, Wayne Rooney, apareceu com 2,31%.
– O Neymar está na lista dos 23. Já é um grande reconhecimento para alguém que joga no Brasil. Para o Neymar chegar na lista final ou ele jogar na Europa ou arrebentar com a Seleção em 2014. Aí sim o mundo todo vai estar vendo ele. O Neymar é o protagonista absoluto no Brasil, mas é pouco visto na Europa. Sabemos que é merecedor de estar na lista dos três de melhor do mundo, mas o mundo não conhece o futebol dele direito. Dependendo da sua ambição de ser o melhor do mundo, o caminho mais curto é jogar em um grande clube da Europa – afirmou Ronaldo, sobre a ausência do craque santista.
Apesar de não ter conquistado nenhum título de peso com o Barcelona (apenas a Copa do Rei), Messi teve uma temporada histórica quando se fala em recordes pessoais. O craque argentino está muito perto de superar o alemão Gerd Müller como maior artilheiro em um só ano - ele soma 82 gols contra 85 do ex-jogador do Bayern de Munique, em 1972.
Messi, Iniesta e Cristiano Ronaldo na premiação da UEFA (Foto: Reuters)Messi, Iniesta e Cristiano Ronaldo já concorreram em premiação da Uefa: espanhol levou a melhor (Reuters)
Já Cristiano Ronaldo foi protagonista dos títulos do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha com o Real Madrid. O atacante luso ainda tem a seu favor a boa participação de Portugal na Eurocopa da Polônia e Ucrânia, quando ajudou sua seleção a chegar até a semifinal, sendo eliminada pela campeã Espanha nos pênaltis.
A Eurocopa, inclusive, também foi uma ajuda e tanto para Iniesta. Melhor jogador da competição continental que deu o bicampeonato para a Espanha, ele é o único dos três rivais que não faturou ainda o prêmio de melhor jogador do mundo - Cristiano Ronaldo foi agraciado em 2008, quando defendia o Manchester United.
Treinadores também são 'espanhóis'
A Fifa também divulgou os três técnicos que vão disputar o prêmio de melhor treinador. São eles: Vicente Del Bosque, da seleção da Espanha, Josep Guardiola, que deixou o Barcelona ao final da última temporada para um ano sabático, e José Mourinho, do Real Madrid. Os vencedores dos prêmios serão anunciado no dia 7 de janeiro, em cerimônia de gala organizada pela Fifa em Zurique, na Suíça.
torcida barcelona despedida pep guardiola copa do rey (Foto: Agência Reuters)Mesmo em ano sabático, Guardiola concorre pelo que fez no Barcelona no primeiro semestre (Foto: Reuters)

Nenhum comentário: