21 de nov. de 2012

Com gol à la Ibra, Milan passa pelo Anderlecht e garante vaga antecipada


A crise que rodeava o Milan diminuiu. A sombra de Ibrahimovic também ficou reduzida. Tudo por conta de uma vitória que significa muito. O triunfo por 3 a 1 sobre o Anderlecht, na Bélgica, nesta quarta-feira, pelo Grupo C da Liga dos Campeões, garante a vaga antecipada para as oitavas a um time pressionado pelos maus resultados na temporada. O resultado ganhou um contorno ainda mais especial por conta de um golaço de bicicleta marcado pelo francês Philippe Mexès, que lembrou o feito recentemente por Ibra, até pouco tempo atrás jogador do time rossonero. El Shaarawy e Pato ainda marcaram para a equipe italiana, enquanto De Sutter descontou.
Mexes gol de bicicleta, Anderlecht e Milan (Foto: Agência Reuters)Bicicleta de longe de Mèxes ajudou Milan a se classificar antecipadamente (Foto: Agência Reuters)
Para quem havia vencido apenas cinco de seus 17 compromissos até aqui na temporada, o Milan recebe a vaga com muito gosto. Pato e companhia chegam aos nove pontos e não podem mais ser alcançados na segunda colocação. A primeira vaga já tem dono: o invicto Málaga, que chegou aos 12 pontos ao empatar em 2 a 2 com o Zenit, que deu adeus à competição. Ao time russo caberá disputar uma vaga na Liga Europa com o Anderlecht.
Anderlecht é superior na etapa inicial
Galliani em jogo do Milan contra o Anderlecht (Foto: Reprodução / Twitter)Galliani compareceu ao duelo que garantiu a vaga 
do Milan na Champions(Foto: Reprodução / Twitter)
Pressionado, o técnico Massimiliano Allegri optou por começar a partida com a dupla brasileira Alexandre Pato - este entrou na segunda etapa, cavou uma expulsão e ainda fez um gol - e Robinho no banco de reservas. Com isso, adotou uma formação com Boateng, Bojan e a revelação El Shaarawy na linha de frente, municiados por De Jong, Constant e Montolivo mais atrás.
A formação não se mostrou muito efetiva de início, uma vez que o Milan viu o time anfitrião criar as melhores oportunidades da primeira etapa. Nos números, a vantagem também foi belga. Com maior posse de bola, o Anderlecht deu três chutes a gol – sendo apenas um deles realmente direcionado à meta adversária – contra nenhum do time rossonero.
Após um início de jogo monótono, os anfitriões tiveram suas duas melhores chances na etapa inicial num intervalo de um minuto. Na primeira delas, Jovanovic invadiu a área com muita liberdade e, frente a frente com Abbiati, acertou justamente o pé esquerdo do goleiro italiano, perdendo uma chance daquelas. Logo em seguida, foi a vez de Dennis Praet, em finalização de fora da área, perder a sua oportunidade ao errar o alvo.
À exceção de um chutão do meio de campo que pegou a defesa belga desprevenida - o goleiro Silvio Proto teve que se antecipar a El Shaarawy - o ataque do Milan só foi dar sinal de vida quase nos acréscimos. Bojan tentou jogada individual na área adversária, mas tropeçou e viu os belgas saírem jogando.
El Shaarawy, Anderlecht e Milan (Foto: Agência Reuters)Assim como Pato, El Shaarawy deu sua contribuição para vitória do Milan (Foto: Agência Reuters)
Faraó e Mexès decidem
Apesar da superioridade adversária até o intervalo, o Milan tem, ao menos, o diferencial de poder contar com destaques individuais. E foi justamente esse o trunfo que colocou os italianos na frente. Destaque da equipe neste início de temporada, Stephan El Shaarawy recebeu cruzamento de De Sciglio, tirou o senegalês Kouyaté da jogada apenas com o domínio e anotou pela segunda vez nesta Champions – ele já fez dez no Calcio, competição na qual lidera a tabela de artilharia.
O gol do Faraó incendiou a partida. O próprio El Shaarawy teve outras duas boas chances de ampliar. O Anderlecht, por sua vez, viu-se obrigado a sair para o jogo em busca de uma sobrevida na competição e era, sim, uma ameaça à meta defendida por Abbiati.
Torcida do Milan contra o Anderlecht (Foto: Reprodução / Twitter)Torcida do Milan fez a festa mesmo fora de casa (Foto: Reprodução / Twitter)
Com o jogo equilibrado, Allegri decidiu lançar Pato no lugar de Bojan, apagado até então. Em uma de suas primeiras jogadas, o brasileiro foi derrubado por Bram Nuytinck, e o juiz não teve outra alternativa senão expulsar o holandês. Na cobrança, Montolivo encontrou Mexès, que, da entrada da área, dominou de peito e no melhor estilo Ibrahimovic emendou uma bicicleta sem pestanejar. A bola foi morrer no ângulo de Proto. Um verdadeiro golaço em Bruxelas.
Com a vantagem de 2 a 0 no placar e a vantagem numérica, o Milan passou a ter o jogo na mão e a classificação parecia questão de tempo. O problema que De Sutter se aproveitou de uma falha de marcação rossonera para diminuir a diferença e colocar o Anderlecht de volta ao jogo. No final, em jogada de contra-ataque, El Shaarawy deixou Pato na cara do gol para sacramentar a classificação milanesa: 3 a 1

Nenhum comentário: