15 de nov. de 2012

Fica para 2013: em ano difícil do Fla, promessas não conseguem explodir

O ano do Flamengo prometia. Com Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love como pilares da equipe, outros jogadores experientes e vencedores e algumas promessas da base, iniciou a temporada com a ambição de conquistar o Carioca e principalmente a Libertadores. Nos primeiros jogos do estadual, o técnico Vanderlei Luxemburgo apostou na garotada, enquanto o grupo principal disputava a fase prévia da competição continental. A equipe fracassou nas duas frentes, mas as revelações deram conta quando chamadas. Passados dez meses, no entanto, a geração campeã da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2011 ainda não conseguiu brilhar entre os profissionais.
Toda a expectativa criada sobre nomes como Luiz Antonio, Negueba, Thomás, Muralha,Adryan, Mattheus, Frauches e Marllon não foi correspondida em 2012. Um brilho aqui, um gol ali, mas nada expressivo ou marcante. Pode-se dizer que Adryan, o principal nome desta turma, é quem mais dá ao torcedor rubro-negro um fio de esperança para um 2013 melhor. O meia, de 18 anos, alternou bons e maus momentos, mas mostrou personalidade e qualidade técnica. É querido pela torcida, que há tempos esperava vê-lo no time de cima.
Info garotos do Fla correção (Foto: arte esporte)
A evolução esperada por Luxemburgo, depois Joel Santana e agora Dorival Júnior, acontece em ritmo lento. Os treinadores também oscilaram em relação a eles. Os oito jogadores citados foram titulares em algum momento do ano, mas também sentiram o incômodo de sequer entrar na relação de convocados para as partidas. O último a subir foi Nixon. O atacante, de 20 anos, jogou cinco partidas, mas nenhuma desde o início.
Luiz Antonio, que começou a temporada como titular absoluto de Luxa, chega ao fim dela com um rendimento muito diferente daquele que já foi capaz de mostrar. Aos poucos, perdeu espaço com Joel e Dorival. Foi parar no fim da fila entre os volantes e não pode nem contar com um lugar no banco.
Também se esperava muito de Negueba, que foi o primeiro entre os nove atletas a ser promovido a profissional. Foi no fim de 2010, por Vanderlei Luxemburgo. Joel chegou, o tratou como xodó, mas Negueba não brilhou. Com Dorival, teve uma sequência de partidas como titular, começou bem, mas não passou disso. O clube tentou emprestá-lo ao Avaí para fechar uma negociação, mas ele não aceitou jogar na equipe catarinense. Em 2013, Negueba vai por empréstimo de um ano para o São Paulo.
Dorival deu chance para quase todos aqueles que vieram da base e temos a esperança de ter novas oportunidades no futuro. Eu, particularmente, estou trabalhando muito para corresponder quando ele me solicitar novamente"
Thomás
Thomás também virou titular com Dorival Júnior e formou o ataque por algumas rodadas do Brasileirão, com Love e Negueba. Num momento em que os resultados não apareciam, acabou sacado da equipe e não voltou mais. O camisa 20, que chegou a pensar em deixar o clube quando foi mandado de volta para a base durante a passagem de Joel Santana, toma as dificuldades como aprendizado e espera que a próxima temporada seja mais tranquila para o time e para os jovens.
- Subir para os profissionais de um time da grandeza do Flamengo não é fácil, requer um período para adaptação e entrosamento. Nós, jovens, não pudemos ter esse tempo esse ano porque o time precisava vencer o quanto antes, e o professor ainda estava buscando a melhor formação para a equipe. Foi um ano complicado como um todo, mas graças a Deus no fim conseguimos nos livrar do fantasma que nos perseguia nesse Brasileiro (risco de rebaixamento). Dorival deu chance para quase todos aqueles que vieram da base e temos a esperança de ter novas oportunidades no futuro. Eu, particularmente, estou trabalhando muito para corresponder quando ele me solicitar novamente. Na próxima temporada, estaremos mais maduros com a experiência que adquirimos esse ano, mais entrosados com os companheiros, e a tendência é que o rendimento de todos cresça – afirmou Thomás.

Nenhum comentário: