20 de nov. de 2012

Com time misto, United não resiste a 'inferno' e perde para o Galatasaray


Com um time misto, cheio de jovens, oManchester United não resistiu ao “inferno”. Jogando fora de casa, diante de uma torcida apaixonada, os Diabos Vermelhos perderam para o Galatasaray por 1 a 0 nesta terça-feira, pela quinta rodada do Grupo H da Liga dos Campeões. Burak Yilmaz foi o autor do gol do triunfo turco.
O resultado, porém, não vai prejudicar o United, que já garantiu a classificação como primeiro lugar da chave, com 12 pontos. Para o Galatasaray, porém, a vitória foi importantíssima. O time se manteve na segunda colocação, chegou a sete pontos e depende apenas de suas forças para avançar às oitavas. O Cluj, da Romênia, venceu o Braga por 3 a 1, em casa, graças a três gols do português Rui Pedro, e é o concorrente pela vaga, já que tem a mesma pontuação que os turcos. Só que, na última rodada, diante dos ingleses, dia 5 de dezembro, no estádio Old Trafford, precisa de um resultado melhor do que os turcos contra a equipe lusa, em Portugal.
Burak comemora gol do Galatasaray contra o Manchester United (Foto: Agência AFP)Felipe Melo festeja o gol do Galatasaray (Foto: Agência AFP)
Time misto e pressão da torcida
Com a vida resolvida na fase de grupo, o United levou a campo uma equipe cheia de jovens, entre eles o lateral Buttner e o atacante Powell, duas promessas dos Diabos Vermelhos. Outros garotos mais experimentados, como Rafael, Jones, Cleverley e Welbeck, também foram titulares. O mais experiente era Carrick, que, entretanto, atuou improvisado como zagueiro.
Na chegada do United à Turquia, os torcedores do Galatasaray provocaram os jogadores do time inglês e deram-lhes as boas-vindas ao "inferno", numa alusão à pressão exercida no estádio Ali Sami Yen e à última visita dos Diabos Vermelhos ao campo, em 1993 – empate em 0 a 0 pela Liga dos Campeões. A promessa de dificultar a vida dos adversários foi cumprida: como de costume, a torcida não parou de cantar e incentivar a equipe local.
Quando a bola rolou, os atletas do time turco também entraram no clima da intimidação. Nos 10 minutos iniciais, Felipe Melo e Semih Kaya foram advertidos verbalmente pelo árbitro devido a entradas duras nos adversários.
Tecnicamente, o Galatasaray também ameaçou no início. Aos quatro minutos, Burak Yilmaz chutou de longe, e Lindegaard bateu roupa. No rebote, porém, Carrick aliviou.
Apesar do começo incisivo dos anfitriões, a garotada do United não se intimidou. Marcando bem, os ingleses mostravam mais organização e tocavam bem a bola, embora não ameaçassem o gol do Galatasaray. Já os donos da casa tentavam colocar velocidade, mas mostravam afobação na troca de passes.
Cleverlay e Altintop, Galatasaray e Manchester United (Foto: Agência AFP)Cleverley foi um dos jovens utilizados pelo United no jogo (Foto: Agência AFP)
Aos poucos, porém, o Galatasaray foi assumindo o comando da partida. Sem muita criatividade, a equipe turca levou perigo nos chutes de longe e nas bolas paradas. Primeiro, aos 20, Burak Yilmaz aproveitou cobrança de falta e, livre, cabeceou por cima. Depois, Haltintop bateu da entrada da área, mas Lindegaard defendeu.
Discreto, o United só ameaçou no fim da primeira etapa. Aos 42 minutos, em cobrança de escanteio de Welbeck, Powell subiu mais que o marcador e carimbou o travessão.
Gala marca e controla o jogo
O Galatasaray começou o segundo tempo no mesmo ritmo da etapa inicial, com mais agressividade e velocidade. E acabou premiado com o gol logo aos sete minutos. Primeiro, Felipe Melo aproveitou cruzamento de Eboué, se antecipou à zaga e cabeceou para ótima defesa de Lindegaard. Na cobrança de escanteio, não teve jeito: Burak Yilmaz subiu mais que o marcador e mandou para o fundo das redes: 1 a 0.
Empurrado pela torcida, o Galatasaray não relaxou em campo. O Manchester United até esboçou uma reação, principalmente com o brasileiro Anderson, que levou perigo ao gol de Muslera em dois lances.
Aos poucos, porém, os anfitriões voltaram a tomar as rédeas da partida e controlaram o duelo. Altintop ainda teve a chance de aumentar o placar aos 32 minutos, ao acertar um belo chute de fora da área, mas a bola bateu na trave. Porém, nada que impedisse a festa da fanática torcida turca, que viu o "inferno" dos adversários se transformar em paraíso para os anfitriões.

Nenhum comentário: