14 de nov. de 2012

Espanha goleia, mas Panamá rouba a cena com cavadinha e 'festa de título'


Na estreia do uniforme que será utilizado na Copa das Confederações de 2013, em junho, no Brasil, a Espanha atravessou o Oceano Atlântico para um amistoso contra o Panamá nesta quarta-feira e goleou a seleção da América Central por 5 a 1. Mas quem roubou a cena foi o volante Goméz. Quase no fim da partida, fez o gol de honra com uma cavadinha em cobrança de pênalti e comemorou à la Cristiano Ronaldo, pedindo calma à torcida, que foi ao delírio e comemorou o feito como se fosse um título.
O atacante Villa voltou a iniciar um jogo pela Espanha exatos 365 dias depois de sua última entrada em campo entre os 11 iniciais da seleção - curiosamente, em partida disputada na mesma região, contra a Costa Rica. Após aquele amistoso, o atacante sofreu uma fratura na tíbia que o afastou dos gramados por quase dez meses. O retorno à titularidade veio em grande estilo: o técnico Vicente del Bosque o escalou como capitão da Fúria.
Pedro Rodriguez, Panamá e Espanha (Foto: Agência EFE)Pedro Rodríguez foi um dos destaques da seleção espanhola (Foto: Agência EFE)
Pedro, Villa e Iniesta brilham
O maior goleador da história da seleção espanhola não decepcionou, assim como Pedro, que tem sido mais valorizado na seleção do que no Barcelona. O amistoso contra os panamenhos serviu para confirmar o atacante como o artilheiro da Espanha em 2012. Aos 16 minutos, Pedrito tabelou duas vezes com Iniesta - outro nome importante do jogo -, livrou-se da marcação com um lindo giro de corpo e chutou cruzado para abrir o placar.
Mesmo contra a inofensiva seleção do Panamá, o estilo de jogo espanhol foi o mesmo que elevou a equipe ao posto de melhor do mundo nos últimos anos: manutenção da posse de bola, poucos, mas certeiros chutes, e lampejos de genialidade das estrelas do time. Assim nasceu o segundo gol aos 29 minutos. Iniesta fez fila dentro da área panamenha e cruzou para Villa marcar seu 53º gol em 85 partidas.
À vontade com a camisa vermelha, Pedro voltou a fazer uma nova linda jogada que coroou seu sexto gol pela Fúria no ano. Aos 43, o jogador do Barcelona recebeu passe em profundidade de Mata, fez uma finta que desconcertou o goleiro, e chutou para fazer o terceiro. A segunda etapa serviu para Del Bosque promover diversas mudanças na equipe - seis no total.
Comemoração da Espanha contra o Panamá  (Foto: Agência EFE)Estrelas da Fúria festejam goleada sobre os panamenhos (Foto: Agência EFE)
Uma das substituições promoveu uma comovente troca de gentilezas. Ao ver que Casillas entraria no lugar de Valdés, Villa correu para entregar a faixa de capitão ao goleiro, que se negou a aceitá-la, deixando o companheiro com a braçadeira até ser substituído aos 27 minutos. A entrada do goleiro do Real Madrid o deixou a um jogo de alcançar uma marca histórica. O arqueiro defendeu a Fúria pela 143ª vez, igualando-se ao sueco Ravelli como o goleiro que mais disputou partidas por seleções.
CR7 ou Loco Abreu? Panamenho rouba a cena
Sergio Ramos, que entrou no segundo tempo, ampliou para 4 a 0 com um golaço de falta, aos 36 minutos, e comemorou imitando o velocista Usain Bolt. Susaeta marcou o quinto, aos 38, após cruzamento de Navas pelo lado esquerdo.
Mas o lance mais comemorado do amistoso ficou para o fim e foi protagonizado pelos donos da casa. O volante Gabriel Gómez se colocou como personagem digno de estátua no Panamá, aos 41 minutos da segunda etapa. Barahona sofreu falta de Fàbregas dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Gómez cobrou com cavadinha e ainda tirou onda pedindo calma à torcida, imitando um gesto tradicional de Cristiano Ronaldo. Apesar da goleada sofrida, a festa no país foi garantida.
Gabriel Gomez comemora gol do Panamá contra a Espanha (Foto: Agência AFP)Herói nacional? Gabriel Gómez comemora o histórico gol contra a Espanha (Foto: Agência AFP)

Nenhum comentário: