20 de nov. de 2012

Com gol 'politicamente incorreto', Luiz Adriano faz três, e Shakhtar lidera


Um jogo de sete bolas na rede, cinco gols brasileiros, sete brasucas em campo e que selou a classificação do Shakhtar Donetsk às oitavas da Liga dos Campeões já renderia muita história. Daqui a alguns anos, no entanto, o que certamente ficará na lembrança dos torcedores será um lance inusitado, polêmico e politicamente incorreto protagonizado pelo atacante Luiz Adriano, ex-Internacional.
A vitória do Shakhtar de virada por 5 a 2 sobre o Nordsjaelland, em Farum, na Dinamarca, deixou os ucranianos com dez pontos e classificado, já que supera o Chelsea no confronto direto em caso de desempate. Os ucranianos começaram com os brasileiros Luiz Adriano, Willian, Fernandinho e Alex Teixeira, enquanto Douglas Costa, Ilsinho e Eduardo Silva - natualizado croata - entraram no segundo tempo. O Juventus, adversário da próxima e última rodada da fase de grupos, está com nove, enquanto o Chelsea, com sete, vem em terceiro.
Luiz Adriano, Nordsjaelland e Shaktar Donetsk, ap (Foto: Agência AP)Luiz Adriano é cercado pelos adversários após o gol polêmico (Foto: Agência AP)
A polêmica da partida
Quando o Nordsjaelland vencia por 1 a 0, com gol de Pyatov, Willian, ex-Corinthians, devolveu a bola para o adversário, já que o jogo havia sido paralisado para que um jogador do Shakhtar recebesse atendimento médico. O ex-atleta do Corinthians chutou fraco em direção à defesa do time dinamarquês, que permaneceu parada à espera da bola. Outro brasileiro, no entanto, ignorou o fair play,  antecipou-se aos marcadores e, para descrédito de todos em campo e nas arquibancadas, chutou para o gol e empatou a partida.
Autor da assistência involuntária, o próprio Willian pareceu não acreditar no que o compatriota havia feito. Nenhum companheiro do Shakhtar comemorou com Luiz Adriano, que foi cercado por quase todo o time adversário para dar explicações. Agressões, no entanto, não ocorreram. Ao contrário das vaias, que tomaram o estádio. Em Turim, onde Juventus e Chelsea se enfrentavam também pelo Grupo E, foi possível ouvi um sonoro “ohhhh”, quando o lance passou no telão do Juventus Stadium.
Luiz Adriano comemora gol contra o Nordsjaelland (Foto: Agência AFP)Comemoração? Luiz Adriano dá explicações após
gol polêmico (Foto: Agência AFP)
Na internet, a atitude de Luiz Adriano foi recebida com muitas críticas. O nome dele imediatamente após o gol foi um dos assuntos mais comentados na tarde desta terça-feira no Twitter de todo o mundo.
Na saída de bola, após a polêmica, as duas equipes pareciam confusas, incrédulas. O capitão do Nordsjaelland , Stokholm, foi levando a bola, enquanto todo o time do Shakhtar ficou paralisado, sem saber o que fazer. Parecia que os ucranianos permitiram o gol para apagar a atitude de Luiz Adriano. Até que, já na intermediária, um defensor, como quem diz “aqui não”, acabou com a apatia do Shakhtar diante da situação inusitada e afastou o perigo com um bico para o lado.
Na sequência da jogada, porém, em uma boa trama em nada facilitada pela marcação do Shakhtar, Lorentzen voltou a colocar os dinamarqueses na frente, com belo chute da entrada da área: 2 a 1. “Castigado Dios”, que em português quer dizer “Deus puniu”, resumiu o site do diário espanhol “Marca”.
"Vilão" brilha com "hat trick"
Aos poucos, o jogo voltou a transcorrer normalmente e os brasileiros, mais uma vez, voltaram a ser protagonistas. Ainda no primeiro tempo, aos 44, Willian aproveitou sobra na área e pegou de forma estranha na bola, que desviou e enganou o goleiro: 2 a 2.
No segundo tempo, só deu Ucrânia, ou melhor, Brasil. Logo aos cinco, Willian chutou colocado de fora da área, deslocou o goleiro e virou o jogo. Logo depois, Luiz Adriano, o vilão da noite, voltou a marcar. Em jogada que começou com arrancada de Willian e teve cruzamento do ex-vascaíno Alex Teixeira, o ex- atacante colorado mandou para o fundo da rede e, desta vez, comemorou muito com os companheiros.
No fim, com a partida já decidida, o "vilão" brilhou mais uma vez. Após cruzamento da esquerda, a bola sobrou limpa para Luiz Adriano, quase na pequena área, chutar forte e fazer seu terceiro na partida. Vilão ou não, o ex-colorado foi, sem dúvida, o protagonista da noite.
 

Nenhum comentário: