10 de fev. de 2014

Prova dos 9: lesão faz Fred virar dúvida e abre porta para atacantes

A condição do principal atacante do Brasil preocupa a seleção brasileira. E o episódio da mais recente lesão de Fred escancarou isso. Na sexta-feira passada, o jogador do Fluminense sentiu dores na coxa direita durante um treino de finalização. Passou por exames, ficou fora do Fla-Flu de sábado e virou um gigantesco ponto de interrogação para a lista de convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari para o amistoso contra a África do Sul, dia 5 de março, o último antes da divulgação da relação final para a Copa do Mundo. A comissão técnica do Brasil entrou em alerta, e o médico da Seleção, José Luiz Runco, examinou Fred nesta segunda-feira para avaliar a gravidade do problema. Runco confirmou o que o clube de Fred divulgara. O camisa 9 precisará de até dez dias para voltar aos treinos. 
Como a convocação dos atletas que jogam no Brasil ocorrerá apenas cinco dias antes da apresentação para o confronto diante da África do Sul, Fred volta a ter chances de participar. Mas é fato é que o nome dele está cercado de apreensão. Nome certo no Mundial, ele agora vive uma fase de incerteza e preocupação, conforme revelou o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira. E com o momento complicado do titular de Felipão surge outra dúvida: a de quem poderia herdar a 9 caso o centroavante não se livre das lesões ou não tenha condições de jogar a Copa.    
fred fluminense   (Foto: Nelson Perez/Fluminense )Fred tem passado por momentos difíceis no Fluminense e fase de incerteza na Seleção (Foto: Nelson Perez/Fluminense )
Parreira conversou com Fred, disse que procurou passar confiança, mas ao mesmo tempo não escondeu que o histórico recente de lesões preocupa. De julho de 2009 para cá, foram dez. Ele teve pelo menos uma por ano. A do segundo semestre de 2013, de três meses de recuperação, foi uma das mais longas. Por algum tempo, mesmo com os problemas físicos, o camisa 9 conseguiu boas sequências, como aquela de julho de 2011 (22 jogos e 22 gols) até o fim de 2012, ano em que foi campeão, craque e artilheiro do Brasileirão com 20 gols. Naquela temporada, ao todo foram 45 jogos e 30 gols. Antes de 2013, seu pior ano havia sido 2010, quando marcou 18 gols em 29 jogos. No ano passado, jogou só 25 vezes pelo clube e fez oito gols. 
 Os números mostram que Felipão tem outras alternativas, algumas já testadas por ele, como, do Atlético-MG, hoje o reserva imediato do atacante do Fluminense. Outros jogadores da posição acompanham o caso de Fred na expectativa de receber uma chance. Hernane, do Flamengo, artilheiro do Brasil em 2013, tem números que impressionam, mas ainda nem passou perto da amarelinha.    
O GloboEsporte.com fez um levantamento de possíveis candidatos a vestir a camisa 9 da Seleção. Com dados de 2012 até agora, inclusive de Fred, é traçado um panorama de alguns cotados. Gente que figura sempre na lista, jogadores que já tiveram alguma chance com Felipão, como Luis Fabiano, do São Paulo, e Robinho, do Milan, que pode jogar como um falso camisa 9, e aqueles que têm bons números, mas, pelo menos por enquanto, apenas sonham. Confira:
info camisas 9 seleção (Foto: infoesporte)

Nenhum comentário: