1 de fev. de 2014

Laprovittola acorda no 2º tempo, mas Fla não resiste ao calor e ao Pinheiros

O calor que faz do ginásio do Tijuca, um verdadeiro Saara, foi o de sempre. Mas desta vez o resultado foi diferente. O início rubro-negro foi até bom, graças ao ala Marcelinho, que anotou 11 pontos seguidos. Mas no restante da partida, o Pinheiros foi mais eficiente e suportou melhor a alta temperatura que castiga o Rio de Janeiro. Principalmente Joe Smith. Com 18 pontos, seis rebotes e quatro assistências, o ala-armador americano foi o destaque da vitória paulista por 80 a 71 (34 a 30), neste sábado, que, de quebra, acabou com uma sequência de 11 vitória dos donos da casa. Esse foi o quarto resultado negativo do time carioca, que segue na liderança isolada da competição. 
Além de Joe Smith, Rafael Mineiro, com 15 pontos, Morro, com 11, Shamell e Jonathan Tavernari, que contribuíram com nove cada um, foram os destaques do time paulista. Pelo Flamengo, Marcelinho, que anotou 19, e Laprovittola, com 15, foram os maiores pontuadores.  
O jogo
O calor insuportável que castiga o Rio de Janeiro nos últimos meses não impediu que o torcedor do Flamengo saísse de casa e comparecesse em grande número ao ginásio do Tijuca. E tampouco parece ter incomodado o experiente ala Marcelinho. Mesmo aos 38 anos, o jogador mais velho em quadra tomou conta do primeiro quarto. Num começo fulminante, o capitão rubro-negro acertou duas bolas de três seguidas nos dois primeiros lances do jogo e anotou os 11 primeiros pontos do líder do NBB, que chegou a abrir 8 a 0. 
Marcelinho até permaneceu em quadra o primeiro período inteiro, mas o cansaço bateu e o camisa 4 não marcou mais nenhum ponto. Coincidentemente ou não, o time paulista cresceu na partida, passou marcar melhor e encostou no marcador. A diferença de oito pontos chegou a cair para apenas dois, mas terminou em cinco ao fim dos dez minutos iniciais. Morro e Rafael Mineiro foram os destaques da reação do Pinheiros, com cinco pontos cada. 
basquete Flamengo x Pinheiros (Foto: Marco Aurélio / Fla Imagem)Joe Smith foi um dos destaques do Pinheiros na partida (Foto: Marco Aurélio / Fla Imagem)

O panorama no segundo quarto mudou completamente, e quem começou arrasador foi o time paulista. Comandado pelo americano Joe Smith, que havia entrado no finalzinho do período anterior com a mão certeira, o Pinheiros fez uma corrida de 12 a 2, virou para 28 a 23 e obrigou o técnico José Neto a parar o jogo. 
O Flamengo voltou melhor e chegou a encostar novamente numa bola de três pontos do americano Tom Washam. Mas o time paulista continuava controlando as ações e mantinha a diferença em seis pontos. Com o armador Laprovittola zerado no primeiro tempo, e Marquinhos apagado, o time rubro-negro não teve forças para virar o jogo e acabou saindo no lucro com a derrota por 34 a 30. 
 O Flamengo voltou com tudo do intervalo e rapidinho empatou com os gringos Meyinsse e Laprovittola. Mas Rafael Mineiro tratou de recolocar o Pinheiros em vantagem num tiro de três. Laprovittola acordou no segundo tempo e colocou o Flamengo à frente novamente numa bandeja. A falta de pontos no primeiro tempo parece ter incomodado o armador, que no ataque seguinte acertou a primeira de três, e a vantagem subiu para quatro pontos. 
Mas o jogo era encardido, e o Pinheiros cismava em dar o troco. Sempre pelas mãos de Joe Smith. O americano anotou cinco pontos seguidos e o time paulista passou um ponto. Mas Laprovittola estava demais. Com mais duas bolas de três, o argentino chegou a 11 pontos e recolocou  o Flamengo em vantagem. A equipe paulista não se entregava e novamente diminuiu o prejuízo para apenas um pontinho, mas Olivinha deu números finais (57 a 53) ao terceiro quarto em outro arremesso de três.
O quarto período começou bom para o Flamengo. Com outra bola de três de Laprovittola e Shilton levando vantagem sobre os pivôs do time paulista embaixo do garrafão, o Flamengo abriu sete pontos e deu a impressão de que deslancharia de vez na partida. Mas não foi isso que aconteceu. Com Joe Smith certeiro e os rubro-negros desperdiçando muitos lances livre, o Pinheiros tirou o prejuízo e passou a frente a dois minutos do fim. 
Três pontos atrás, o Flamengo teve tudo para empatar o jogo com Laprovittola e Marcelinho, mas os dois maiores pontuadores do time carioca na partida erraram duas bolas de três seguidas. Para piorar, Lucas Dias achou um arremesso de três de muito longe e praticamente selou o resultado da partida. Marcelinho ainda descontou, mas Jonathan Tavernari fez outra vez e pôs fim à sequência de onze vitórias do ainda líder do NBB

Nenhum comentário: