1 de fev. de 2014

À espera de oportunidades, Negueba planeja voltar a ser feliz no Flamengo

“Dar a volta por cima”. O velho clichê insiste em aparecer em entrevistas de jogadores de futebol a todo instante, mas para um em específico torna-se lema de um recomeço. Aos 21 anos, Neguebainicia a temporada de 2014 com a cabeça erguida e os problemas esquecidos para brilhar no Flamengo. Depois de uma passagem sem sucesso pelo São Paulo, o atacante atuou nas duas primeiras partidas do Rubro-Negro carioca neste ano, e, mesmo com a utilização dos titulares, está relacionado para a viagem a Volta Redonda, onde a equipe enfrenta o Macaé no próximo domingo. Fato confirmado pelo comandante Jayme de Almeida em entrevista na última sexta-feira.
negueba flamengo treino (Foto: Thales Soares)Negueba voltará a brilhar com a camisa do Flamengo? (Foto: Thales Soares)

- Tenho conversado bastante com ele. Sabe que trabalhando comigo tem que correr atrás, treinar bem, se preparar. As oportunidades vão vir. Ele vai para a concentração, deve ir para o banco domingo (contra o Macaé). As oportunidades vão aparecendo, ele pode nos ajudar, já falei isso com ele. Tem que estar bem, pronto, confiante. No futebol as oportunidades sempre aparecem, e quando aparecer tem que mostrar – pontuou o treinador rubro-negro.
Jayme tem tudo para ser incentivo e incentivador do jovem. Negueba trata sua relação com o treinador como a de neto e avô, o que pode acabar preenchendo uma lacuna, já que o jogador perdeu a avó no ano passado, quando ainda se recuperava de uma cirurgia no joelho na capital paulista. 
- Me abalou um pouco, mexeu comigo. Não pude vir ao enterro dela, pois estava tratando (o joelho). Isso me deixou abalado. Já estava pela lesão, aí me atrapalhou.
 
A lesão, que levou à cirurgia, fez com que Negueba inclusive cogitasse abandonar a carreira.
- Fui com a esperança de dar a volta por cima no São Paulo, começar a jogar. E logo no primeiro dia me machuquei. Passou um monte de coisa pela minha cabeça, conversei com a minha mãe. Deu vontade até de parar de jogar bola. Deu vontade porque você olha para o lado e só tem a muleta, tem que tirar força de onde não tem.
O atacante estreou pelo Flamengo em novembro de 2010, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Antes de sua saída, em 2013, somou 67 jogos e quatro gols marcados. Destaque na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2011, era apontado por muitos como bastante promissor. Mas o lado ruim chegou, e a imaturidade atrapalhou.
- No começo tudo são flores, você vê a torcida te pedindo autógrafo, te abraçando, vendo na rua e cumprimentando. Então você acaba se acostumando com coisa boa. De repente vem essa coisa de vaia, você já começa a ficar mais para baixo. Se não tiver apoio da família, dos amigos, fica difícil para trabalhar – disse o atacante.   
Confira outros trechos da entrevista de Negueba:
Relação com outros treinadores no Flamengo
- Foi muito boa. Com o Luxemburgo era um pouco mais de cobrança, me ajudou bastante a amadurecer um pouco mais rápido, ele cobra muito de garotos novos. E com o professor Joel foi diferente, ele já tem aquela coisa de abraçar o garoto novo, passar a mão por cima, brincar bastante. Foram dois treinadores diferentes e que me ajudaram bastante. 
Saída para o São Paulo
- Eu saí daqui um pouco para baixo, desmotivado, mas aí quando veio o São Paulo, falei com meus pais que ia voltar a ser feliz, voltar a reconquistar o meu espaço em outro lugar.
Queda de rendimento e problema no Tricolor paulista
- Em alguns momentos eu deixei cair um pouco na parte física, mental também, que a torcida estava pegando um pouco no pé, então isso atrapalhou um pouco a minha passagem pelo Flamengo. Mas no São Paulo o que me atrapalhou foi uma troca de treinadores. Fui com o Ney Franco, joguei com o Autuori e não fui utilizado pelo Muricy. Foram três treinadores na minha passagem pelo São Paulo. 
“Volta por cima” 
- Dar a volta por cima no clube que me fez, né. O clube que fez o Negueba, que sempre teve as portas abertas para mim. Então é a hora de dar a volta por cima e ajudar o Flamengo a ganhar títulos. 
Recado para a torcida 
- Dizer para eles que podem confiar no Negueba, agora não tem mais nenhum menino, já tem um homem. É a hora de dar a volta por cima, a hora de ajudar o Flamengo e a hora de eu voltar a ser feliz como eu era antes, brincando com todo mundo, um Negueba alegre. E agora a torcida pode confiar mais ainda no Negueba. 
Relação com Jayme
- Falou para mim que sou como um neto para ele, porque já me pegou com oito anos de idade aqui no Flamengo. Temos uma boa relação não é de agora. Ele sempre me incentivou na base, quando subi também. Vou sempre procurar ajuda-lo da melhor forma possível. Está mostrando que todo jogador do elenco vai ter sua oportunidade.
*Texto de Thiago Benevenutte, estagiário, sob a supervisão de Fred Gomes

Nenhum comentário: