23 de jul. de 2013

Telão gigante, gramado, cadeiras: a fase final da Arena Corinthians

obras acabamento estádio Itaquerão Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Arena do Corinthians está em fase de acabamento
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
A cada dia uma novidade. Mergulhada na fase de acabamento, a obra da Arena Corinthians, em Itaquera, está em ritmo acelerado para que em dezembro de 2013 falte apenas a conclusão da instalação dos 20 mil assentos temporários atrás dos gols. Para isso, a construtora deve aumentar em breve o número de operários.
Com 1.600 funcionários, divididos atualmente em três turnos, a construção está a todo vapor. Do lado de fora, aliás, já dá para ver que faltam apenas algumas poucas placas para que o telão gigante (de 170m x 20m) fique pronto. A intenção é colocá-lo em teste geral até o aniversário do Timão, no dia 1º de setembro.
No mesmo prédio, na área leste do estádio, a cobertura está bem perto de ficar pronta. Falta muito pouco do telhado e o complemento de vidro na ponta dela. Essa parte, aliás, futuramente será utilizada para a captação de energia solar. A instalação já está pronta, mas só deverá funcionar depois da Copa do Mundo.
Outro ponto importante nessa área sustentável, e que já está pronto, é o sistema de armazenamento da água das chuvas. Já é possível ver na estrutura metálica os canos que levarão a água ao reservatório, com capacidade para 1,5 milhão de litros. Essa água será reaproveitada nas privadas e para lavar os pisos.
Na parte interna da Arena Corinthians também já é possível encontrar vários pontos com cara de estádio. O gramado, por exemplo, está completamente plantado. Mas faltam ainda as marcações, as traves e o ar condicionado que fará o sistema de resfriamento para uma melhor manutenção da grama.
obras acabamento estádio Itaquerão Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Arena já conta com gramado  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Nas arquibancadas já prontas, os operários iniciaram esta semana a furação do piso para instalação dos assentos. A colocação das cadeiras, segundo os responsáveis pela obra, deve começar na segunda quinzena de agosto. Exceto, é claro, na estrutura em que ficarão os 20 mil lugares temporários, já que não está pronta.
Para acelerar o processo de acabamento dos banheiros, camarotes e todas as demais áreas internas, a Odebrecht vai colocar mais 400 operários na construção nos próximos dias, chegando a um total de 2.000 funcionários trabalhando na Arena Corinthians, com previsão de entrega para dezembro deste ano.
Palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, no dia 12 de junho do ano que vem, a Arena Corinthians está com mais de 82% do seu projeto concluído. Como a própria Fifa já admitiu, a entrega total da obra, com os 20 mil assentos temporários, deve se estender para a primeira quinzena de janeiro.

A explicação da construtora e do Corinthians para esse tempo extra é de que, por questões de segurança, não tem como trabalhar simultaneamente nas coberturas atrás dos gols e na colocação das cadeiras nos mesmos locais. Portanto, esse trabalho é feito de forma escalonada e demanda mais tempo.

Nenhum comentário: