22 de jul. de 2013

'Não há nada fechado', diz Gerardo Martino sobre futuro no Barcelona

Apesar de jornais da Espanha e da Argentina darem como certa a ida do técnico Gerardo Martino para o Barcelona, o ex-treinador do Newell's Old Boys afirmou nesta segunda-feira que ainda não acertou com o clube catalão.
- Não há nada fechado - disse o argentino aos jornalistas na porta de sua casa, em Rosário, segundo a agência EFE.
Gerardo Martino (Foto: AFP)Gerardo Martino é abordado por jornalistas ao chegar em casa, em Rosário, nesta segunda (Foto: AFP)
De acordo com os jornais "Olé", da Argentina, e os principais diários esportivos da Espanha (como "Marca", "As", "Sport" e "Mundo Deportivo"), Martino será o substituto de Tito Vilanova, já que o técnico deixou o Barça para continuar o tratamento contra o câncer na glândula parótida.
Assim como Lionel Messi, Martino nasceu em Rosário e é ídolo do Newell's, clube do coração do camisa 10 na Argentina. Nesta segunda, Matías Messi, irmão do craque, escreveu uma mensagem pela internet de boas-vindas ao treinador, mesmo antes do anúncio oficial do Barça:
- Bem-vindo Tata!! Que tudo saia bem, e sigamos pelo caminho certo!! Obrigado Tito!! Deus te abençoe!! - escreveu Matías em seu perfil na rede social.
A carreira como treinador
Gerardo Martino  (Foto: Agência Reuters)Martino deixou o comando do Newell's após a
eliminação na Libertadores (Foto: Agência Reuters)
O ex-meio-campista Martino, hoje com 50 anos, iniciou a carreira como treinador em 1998 à frente de times de menor expressão do futebol argentino, casos de Almirante Brown, Platense e Instituto de Córdoba. O primeiro time de peso no cenário sul-americano comandado pelo novo treinador do Barcelona foi o Libertad, que - mais tarde, após a Copa de 2006 - o levaria à seleção paraguaia.
Pelo Paraguai, ele teve a chance de disputar sua primeira Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul. A equipe sul-americana teve um desempenho razoável na competição e só caiu nas quartas de final, diante da Espanha, que mais tarde se tornaria a grande campeã do Mundial.
A chegada ao Newell's Old Boys, clube no qual Martino iniciou a carreira como jogador, ocorreu em 2011. No clube, ele faturou, neste ano, o Torneio Final, equivalente ao segundo turno do Campeonato Argentino, e foi até as semifinais da Libertadores. A participação no torneio sul-americano parou nas semifinais, após o Atlético-MG levar a melhor na disputa por pênaltis.

Nenhum comentário: