11 de fev. de 2014

'Time que nunca perdeu' quer chegar à Série A do Brasileiro em 5 anos

O time que nunca perdeu. É assim que já está sendo chamado o Globo Futebol Clube, a nova sensação do Rio Grande do Norte. Em Ceará-Mirim, cidade a 30 quilômetros de Natal, não se fala em outra coisa. Fundado no dia 18 de outubro de 2012, a equipe está invicta como profissional. Até agora, a "Águia", como é conhecida, está observando seus adversários do "alto" e já acumula uma invencibilidade de 13 jogos oficiais, sendo quatro pela segunda divisão do estadual, no qual conquistou o título em 2013; e nove partidas na elite do Campeonato Potiguar. De quebra, foi campeão da primeira fase do estadual, chamada de Copa FNF, e já tem vaga assegurada para a Copa do Brasil de 2015. 
Globo FC comemora vitória sobre o Baraúnas na final da Copa FNF (Foto: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste)Globo FC comemora título sobre o Baraúnas na final da Copa FNF (Foto: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste)

O sucesso do Globo no Campeonato Potiguar se traduz na torcida, que vem lotando o estádio Barretão e colorindo as ruas da cidade de Ceará-Mirim. Os moradores desfilam com orgulho vestindo a camisa do tricolor e carregando a bandeira do clube nos carros. Alguns torcedores até admitem que “viraram a casaca” e deixaram de torcer por clubes da capital potiguar depois que a Águia surgiu.
Se depender do presidente do Globo FC, Marconi Barretto, os planos do clube não devem parar tão cedo. Para o dirigente, a meta é colocar o time na Série A do Campeonato Brasileiro em cinco anos e toda a infraestrutura está sendo montada para isso. O Globo FC possui um estádio, o Barretão, com capacidade para 10.024 torcedores, às margens da BR-406, além de  dois campos de treinamento e alojamento para os atletas. Ao lado do estádio, há um complexo habitacional que compreende mais de 200 casas.
- Meu objetivo, desde o princípio falei: quero chegar à Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, vamos chegar à Série A com base. E essa base eu tenho ainda cinco anos para preparar - revela Marconi Barretto, presidente do Globo FC.
Apesar da conquista e do bom momento que vive o clube, para o presidente ainda não é tempo de comemorar. Segundo ele, é preciso manter a humildade e focar nos objetivos do time.
Treinador Higor César e presidente Marconi Barretto comemoram boa fase do Globo (Foto: Klênyo Galvão)Higor César e presidente Marconi Barretto comemoram boa fase (Foto: Klênyo Galvão)
- Nós ganhamos a primeira fase, e todo mundo queria tomar uma cerveja, mas não liberei. O pessoal queria fazer uma festa em Ceará-Mirim, eu disse não. Esse não é o momento de  comemorar. O momento é de continuar com o pé no chão. 'Salto alto', não - afirmou.
Sobre a invencibilidade, Barretto lembra que o "time que nunca perdeu" passou a ser o "time a ser batido".
- Isso é uma coisa que com o tempo começa a complicar, porque todo mundo quer tirar a invencibilidade da gente. É uma coisa que eu não queria que durasse muito não, porque o pessoal bate muito nos que são invencíveis. Mas a nossa torcida, realmente, quer que a gente fique invicto por muito tempo - admite o presidente.
Mesmo sendo novato nos gramados, o time reúne jogadores já conhecidos do futebol potiguar, como o zagueiro Robson e o volante Ricardo Baiano, ex-América-RN; o volante Jozicley, ex-Corintians-RN; e o lateral-esquerdo Renatinho Potiguar, que já defendeu ABC e América-RN. O clube também aposta em jovens promessas, como os atacantes Romarinho, ex-ABC, e Ricardo Lopes, contratado junto ao Gurupi e que é o atual artilheiro da competição, com seis gols.
Além dos "veteranos", um outro jogador vem se destacando na campanha do Globo. O goleiro Rafael até ganhou da torcida o apelido de "Paredão" após defender três pênaltis na decisão da primeira fase do estadual. O jogador de 23 anos foi titular nos nove jogos deste ano, contribuindo para a manutenção da invencibilidade. 
Rafael, goleiro do Globo FC, quer manter invencibilidade do clube (Foto: Klênyo Galvão)Rafael, goleiro do Globo FC, quer manter invencibilidade do clube (Foto: Klênyo Galvão)
- Eu nem sabia disso. Eu vim saber agora depois de algumas partidas do estadual. Nós passamos as quatro primeiras rodadas e depois, com a possibilidade de chegar à final, vieram comentar que a gente estava invicto. Até então eu não tinha nem noção que isso estava acontecendo. O trabalho segue, mas a responsabilidade é muito grande. A gente não quer nunca perder, nunca ficar marcado como o goleiro que perdeu pela primeira vez. Então, vamos tentar manter essa invencibilidade até quando a gente conseguir - afirmou Rafael.
Os números do Globo FC já impressionam. Em 13 jogos, foram seis vitórias - três na segunda divisão e três na primeira - e sete empates - um em 2013 e seis no estadual deste ano. Um dos responsáveis por essa campanha é o jovem Higor César, de 31 anos. Auxiliar técnico de Fábio Giuntini na campanha da segunda divisão, o técnico assumiu a responsabilidade para a competição deste ano e vem dando conta do recado. Higor acredita que, apesar do título da primeira fase, os jogadores não deverão relaxar no restante do campeonato.
- É muito gratificante participar desta campanha e estou muito feliz. A conquista é fruto de um planejamento organizado. Foi o meu primeiro título como treinador profissional, já que em 2013, fui campeão da segunda divisão como auxiliar técnico. Mas não vamos parar agora, precisamos manter a mesma pegada nessa fase, porque a competição vai afunilar. Mesmo assim, com humildade e pé no chão as coisas com certeza vão acontecer - comentou Higor César.
EXPERIÊNCIA EM CAMPO

Conhecido pela raça e forte marcação que apresenta em campo, o volante Ricardo Baiano, com passagem pelo América-RN, foi contratado pelo Globo FC e precisou apenas de uma partida para levantar mais um troféu na carreira. O jogador disputou o segundo jogo da final da Copa FNF e foi um dos responsáveis em “fechar” a defesa da Águia.
Ricardo Baiano acredita que o time vai brigar, mais uma vez, por uma vaga na final e, quem sabe, conquistar um lugar na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano.
- O mérito é dos meninos que já estavam jogando antes, mas pude dar a minha contribuição. Conseguimos o título, um fato histórico para o Globo e para Ceará-Mirim. Vamos disputar a Copa do Brasil do ano que vem. Com fé em Deus, a gente vai lutar para conseguir a vaga para a Série D deste ano. A Águia de Ceará-Mirim chegou - festejou.
RETROSPECTO

2ª divisão do Campeonato Potiguar 2013

25.08.2013 - Globo FC 2 x 1 Currais Novos 
31.08.2013 - Atlético Potengi 0 x 0 Globo FC
07.09.2013 - Globo FC 3 x 1 Atlético Potengi
14.09.2013 - Currais Novos 0 x 2 Globo FC

1ª divisão do Campeonato Potiguar 2014

12.01.2014 - Globo FC 1 x 1 Alecrim
15.01.2014 - Palmeira 1 x 1 Globo FC
19.01.2014 - ABC 1 x 1 Globo FC
22.01.2014 - Globo FC 2 x 0 ABC
25.01.2014 - Globo FC 3 x 0 Palmeira
30.01.2014 - Alecrim 1 x 1 Globo FC
02.02.2014 - Globo FC 0 x 0 Baraúnas
06.02.2014 - Baraúnas 1 x 1 Globo FC (vitória nos pênaltis por 2 a 0)
09.02.2014 - Globo FC 4 x 0 Baraúnas
HISTÓRIA

Fundado em 18 de outubro de 2012, o Globo traz uma águia no escudo, e tem as cores vermelha, preta e amarela, uma homenagem à Alemanha. A inspiração para o nome do clube surgiu da admiração do presidente Marconi Barretto pelo jornalista Roberto Marinho, fundador da Rede Globo de Televisão.
Globo FC e Baraúnas disputam a bola em campo (Foto: Jocaff Souza)Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, é a casa do Globo Futebol Clube (Foto: Jocaff Souza)


- Eu sempre tive uma admiração muito grande por Roberto Marinho. Ele foi um homem que aos 62 anos de idade enfrentava uma situação extremamente difícil na sua vida profissional e se tornou uma das eminências desse país. Então, o Globo é o nome que sempre me empolga muito e, por trás dele, nas entranhas dele, tem a figura de Roberto Marinho. Isso para mim é o sinônimo de uma águia, ágil, esperta, que consegue ver ao longe e, por isso, quis prestar essa homenagem a esse homem. A águia também é o símbolo do meu Globo, para mirar grandes voos - lembrou o presidente.

Nenhum comentário: