1 de jul. de 2013

Volta por cima de Julio César tem visita de Casillas e 'oferta' ao Barça

A falha diante da Holanda, na África do Sul, no jogo que tirou do Brasil a chance do hexa em 2010, parecia ter encerrado a trajetória do Julio César na seleção brasileira. Mas o mundo da bola também dá voltas. Neste domingo, o goleiro, que já foi absoluto no Inter de Milão e atuou na última temporada no modesto Queens Park Rangers, provou mais uma vez a teoria com a qual todo boleiro está acostumado. A volta por cima depois do papel de vilão no Mundial foi coroada com o prêmio de melhor goleiro da Copa das Confederações. E ocorreu em uma noite especial, no estádio onde ele foi praticamente criado, com direito a uma visita de Casillas e, no dia seguinte, a uma "indicação" para jogar no Barcelona.
julio cesar brasil penalti espanha copa das confederações (Foto: Agência Getty Images)Julio César vibra com pênalti perdido por Sergio Ramos na vitória brasileira (Foto: Agência Getty Images)
É um reconhecimento que dá a Julio César, novamente, a convicção de que seu talento pode conduzi-lo ao palco em que viveu o seu maior drama para, quem sabe, em 2014, experimentar sua maior alegria. Luiz Felipe Scolari apostou no atleta quando a desconfiança era a tônica dos comentários sobre o goleiro. E ele correspondeu. Contra o Uruguai, foi fundamental ao pegar o pênalti de Forlán. Diante da Espanha, apareceu como um paredão quando o time de vermelho tentou ensaiar uma reação. A emoção, por motivos óbvios, tomou conta do goleiro ao comentar o título no Maracanã, onde deu seus primeiros passos no futebol.
Ao subir no palco para receber sua "Luva de ouro", Julio César vestiu a camisa de IkerCasillas. Depois, explicou o motivo. O goleiro do Real Madrid foi até o vestiário brasileiro após a final para cumprimentar Julio César. Os dois conversaram por cerca de 10 minutos, como contou o goleiro, e a homenagem foi por considerar que a decisão no Maracanã, para o espanhol, também representou a superação de uma fase complicada. Casillas viveu uma temporada ruim, com uma lesão séria e falta de sintonia com o técnico José Mourinho, que acabou o deixando no banco de reservas do Real Madrid. Tanto Felipão quanto Vicente del Bosque apostaram na experiência e deram o posto de titular aos dois.
- Troquei a camisa com ele, é um goleiro que respeito e admiro. Vivi agora um momento difícil. Ele viveu uma coisa parecida, e fico feliz por termos jogado essa final juntos. É como se fosse, não vou dizer ressurgir, mas é um momento de superação. Ele foi ao vestiário, fiquei até surpreso quando o Marcelo me disse que o Casillas estava lá para falar comigo, e conversamos uns 10 minutos, não o conhecia pessoalmente, não lembro de ter jogado contra ele. Foi um prazer enorme e desejei toda a sorte para ele no futuro.
  •  
Julio César prêmio goleiro Brasil final Espanha (Foto: AFP)Julio César ergue o troféu de melhor goleiro com a
camisa de Iker Casillas (Foto: AFP)
Sobre o prêmio de melhor goleiro do torneio, Julio César afirmou:
- A "Luva de ouro" foi um motivo de muito orgulho. Eu vivi situações muito difíceis depois da Copa do Mundo, mas nunca deixei de acreditar no meu trabalho, nunca desconfiei do meu talento, então isso foi um prêmio para tudo que vinha fazendo desde a minha saída do Inter de Milão, que foi de fato conturbada. Fui jogar em um time que muita gente não conhecia. Então, saio muito feliz dessa competição.
Na avaliação do goleiro, a seleção brasileira também estava um pouco desacreditada. E o motivo, na sua opinião, era a falta de tempo para ajustar a equipe.
- O grupo estava um pouco desacreditado por não ter tempo para trabalhar, vou bater sempre nessa tecla. Tivemos três semanas para nos preparamos, para assimilarmos aquilo que o treinador estava pedindo e acho que ficou visível o comprometimento, o foco. Foi uma outra seleção brasileira. A gente ficou realmente feliz por esse título, mas falta muita coisa ainda para chegar ao objetivo final, que é a Copa do Mundo.
Julio César comemorou o título ao lado dos filhos e da esposa, Susana Werner. Ainda no entusiasmo da conquista, ele disse que o dia 30 de junho de 2013 não sairá mais da sua cabeça. O goleiro acredita que o Brasil está no caminho certo para chegar ao objetivo maior, a Copa de 2014.
- Acho que daria para escrever um livro. Sendo carioca e tendo começado a carreira no Maracanã, acho que é inexplicável essa sensação. Só quem vive é que pode saber. É uma noite que não vamos esquecer nunca mais. Acho que estamos no caminho certo. A seleção brasileira estava precisando disso. Foi uma atuação brilhante. A Espanha vem encantando o mundo, sendo campeã, mas Brasil é o Brasil.
Sugerido ao Barcelona
Julio Cesar Sport ES (Foto: Reprodução)Matéria sobre situação de Julio Cesar na Inglaterra. Capa do site sugeria atleta ao Barça (Foto: Reprodução)
O bom rendimento já aumentou o cartaz que o goleiro havia perdido no exterior. Nesta segunda-feira, o site do jornal catalão Sport, especialista em cobertura de Barcelona, sugeriu ao clube que contratasse o brasileiro em chamada de capa - na matéria, esmiuçava a situação dele no Queens Park Rangers. O futuro de Victor Valdés é incerto no Barça, e a diretoria pensa em buscar outro arqueiro. O argumento da publicação é o preço do rompimento de contrato de Julio César com os ingleses: 3 milhões de euros (R$ 8,7 milhões).

Julio César diz que não pretende pensar sobre o futuro agora. Ele tem contrato com o clube inglês, que ele admtie ser de menor expressão em relação aos demais que defendeu em sua carreira. Mas se mostra feliz com sua passagem pelos campos ingleses.
- Foi ótimo. Desde o momento em que cheguei na Inglaterra, mesmo escolhendo um time de pouca expressão, meu projeto era retornar à seleção brasileira. O projeto deu certo. Fico feliz por essa primeira etapa, junto com a nova comissão técnica. Ainda tem muita coisa para acontecer. Absorvemos muitas coisas boas, mas ainda tem muito para chegar no objetivo final, que é a Copa do Mundo. A partir do retorno dele (Felipão), ele me convocou, me botou para jogar, e minha intenção era retribuir. Ele falou que me observaria. Foquei no meu trabalho. Até hoje, vem dando tudo certo.

Nenhum comentário: