22 de jul. de 2013

Satisfeito com a defesa, Mano foca no ataque em semana de treinos

Mano Menezes desembarque Flamengo (Foto: Cahê Mota)Mano Menezes espera por evolução ofensiva nos
treinos da semana (Foto: Cahê Mota)
Feliz com a defesa e em dívida com o ataque. Se a evolução do Flamengo sob o comando de Mano Menezes é evidente, com a equipe mais bem postada taticamente e consciente de seus atos, o treinador agora parte para segunda fase do trabalho: corrigir de forma específica os pontos fracos. E a construção de jogadas ofensivas é o que mais preocupa no momento.

Em seis partidas, o Flamengo de Mano Menezes marcou oito gols e sofreu quatro, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Mais do que os resultados, o técnico tem se mostrado contente com o desempenho da equipe, principalmente em termos táticos. A parte técnica, porém, é outro ponto a ser aprimorado, como o próprio Mano deixa claro.

- Taticamente, a equipe está bem postada, mas ainda nos ressentimos de fazer com uma qualidade melhor o que estamos fazendo. Precisamos crescer. Ainda não temos uma ideia clara do total potencial da equipe. Ela cresceu, mas agora vem uma segunda parte. Precisamos ficar atentos, porque queremos fazer parte lá da frente e temos que ser ligeiros em relação a isso.
 
É ótimo poder trabalhar uma semana. Precisamos ajustar alguns aspectos, principalmente a movimentação ofensiva."
Mano Menezes
Se a meta é encostar no pelotão da frente, o Flamengo tem um bom teste no próximo domingo: o líder Botafogo, no retorno ao Maracanã. Com uma semana inteira para treinamentos, Mano promete atenção especial ao ataque. Na derrota para o Inter, por exemplo, o treinador lamentou que os jogadores tenham tomado "decisões equivocadas" em oportunidades de contra-ataques.

- É ótimo poder trabalhar uma semana. Precisamos ajustar alguns aspectos, principalmente a movimentação ofensiva. Essa é a parte mais difícil. Requer uma mecânica mais fina, movimentação mais inteligente, mais rápida... Destruir é sempre mais fácil do que construir. Essa parte ainda estamos carentes.

A defesa, por outro lado, não tira o sono de Mano. Apesar da derrota, o comandante rubro-negro elogiou a atuação diante do Internacional e voltou a frisar que o posicionamento tem sido determinante para evitar que o Fla sofra muitos riscos durante as partidas.

- O sistema está bem posicionado. O entendimento dos jogadores está muito bom. Crescemos. Sofríamos muito antes e agora enfrentamos um time forte, pesado, com jogadores experientes, com qualidade de definição, e a equipe se portou bem. A dupla de zaga, mesmo com o adversário sem um homem de referência, soube se posicionar bem. Realmente, crescemos bastante neste aspecto.

Com nove pontos em oito partidas, o Flamengo ocupa a 15ª colocação no Campeonato Brasileiro. Nesta segunda, o elenco volta do Rio Grande do Sul e não treina, com a reapresentação marcada para tarde de terça-feira, no Ninho do Urubu

Nenhum comentário: