2 de jul. de 2013

Neymar faz golaço, 'entorta' Lugano, mas perde duelo contra Messi

 A torcida do Barcelona teve nesta quarta-feira mais um motivo para estar ansiosa para ver Messi e Neymar juntos. Os atacantes se enfrentaram pela primeira vez como companheiros de clube em um jogo beneficente realizado em Lima, no Peru, e, se depender do que os dois fizeram, o Barça deverá voltar com força para ganhar tudo o que disputar. Diante de um Estádio Nacional lotado, o time do argentino venceu por 8 a 5, mas o brasileiro foi o destaque, fazendo o gol mais bonito (veja no vídeo ao lado) e o drible mais espetacular. Ambos atuaram com a camisa 10 e foram capitães das respectivas equipes.
Na equipe formada pelos amigos de Messi, destaque para a dobradinha formada pelo melhor jogador do mundo e por Aimar, um dos grandes ídolos do craque do Barça. Comandado por Zico, o time do resto do mundo teve Julio César jogando na linha durante o primeiro tempo, e o zagueiro Materazzi, que sofreu a histórica cabeçada de Zidane na Copa do Mundo de 2006, no gol. Entre os brasileiros, também participaram Daniel Alves e Júlio Baptista. Muitas das estrelas convidadas, entretanto, não atuaram. Nomes como David Luiz, Robinho, Agüero, Fàbregas, Busquets, e Cavani acabaram não viajando.
Neymar e Messi - Jogo amigos Messi (Foto: AP)Neymar e Messi foram os capitães das equipes (Foto: AP)
Fã e ídolo desequilibram
Os amigos de Messi honraram o nome dado ao time e pareciam jogar juntos há muito tempo, especialmente o camisa 10 e Aimar. Ídolo e fã estavam em perfeita sintonia e, juntos, fizeram a diferença. Do outro lado, Neymar estava mais sorridente do que nunca, mas não se poupou. O problema é que estava em um time que demonstrava pouco intesse em se esforçar.
 Aos seis minutos, Messi apresentou seu cartão de visitas. Partiu para a tradicionalíssima arrancada com a bola colada nos pés e acionou Lavezzi na esquerda. O atacante do Paris Saint-Germain, entretanto, chutou mal. A dupla tentou outras jogadas, mas a parceria com "El Cholo" não funcionou.
Apesar do domínio, o primeiro gol saiu "apenas" aos dez minutos. O camisa 10 abriu o placar chutando colocado, meio sem jeito.  Messi nunca escondeu que Aimar é um dos jogadores em quem se espelhava quando era garoto. Quando os dois se encontraram em campo, a magia aconteceu.
Os craques protagonizaram muitas tabelinhas, fazendo o futebol parecer fácil. O segundo gol teve participação dos dois. Messi tablou com Mascherano e depois com Aimar para, em seguida, botar Abidal para correr em um corredor na esquerda. O francês cruzou, e Daniel Alves concluiu para o gol.
Amigos de Messi x Amigos de Neymar - AP (Foto: AP)Messi teve grande atuação, mas foi ofuscado por Neymar (Foto: AP)
Julio César, um estranho no ninho
No "Resto do Mundo", o goleiro Julio César atuava como um verdadeiro camisa 10 e, se não conseguiu impressionar, também não decepcionou. O arqueiro trocou de posição e de camisa com Materazzi, começando o amistoso na linha jogando com a camisa 23 do ex-companheiro de Inter de Milão. Nas poucas vezes em que tocou na bola, sempre tentava encontrar Neymar pela esquerda. O atacante era o único com um pouco de lucidez, mas jogando praticamente sozinho no ataque, pouco conseguia produzir.
 Enquanto isso, Messi tinha mais sorte, ou quase. Em uma de suas melhores jogadas, aos 23, deixou quatro para trás, mas não teve o mesmo capricho no chute. Osvaldo pode ser considerado um atacante de sorte. Com Messi e Aimar o servindo, os gols saíram naturalmente. Aos 24 minutos, o argentino naturalizado italiano fez o terceiro ao aproveitar rebote de Materazzi.
Os esforços de Neymar começaram a dar frutos quando o atacante resolveu dar oportunidades aos companheiros. Malouda recebeu dois cruzamentos do brasuca, mas falhou na conclusão. Júlio Baptista também foi presenteado. Após cruzamento do compatriota, tentou uma bicicleta e quase diminuiu. Na jogada seguinte, nova dobradinha brasuca, e dessa vez o jogador do Málaga acertou a trave.
Amigos de Messi x Amigos de Neymar - AP (Foto: AP)Companheiros de Barça, Messi brinca com Daniel Alves, que 'virou a casaca'  (Foto: AP)
Neymar perde pênalti, mas faz time se recuperar
Mas a sorte estava com Messi e sua turma. O argentino fez o quarto aos 36 minutos. Faltava o gol de Neymar, que teve sua primeira boa chance aos 38. Júlio Baptista sofreu pênalti, o atacante cobrou e viu o goleiro uruguaio Muslera defender. Antes do intervalo, Aimar ainda fez o quinto.
amigos de messi x amigos de neymar (Foto: EFE)Neymar observa o argentino em ação (Foto: EFE)
Na segunda etapa, Julio César voltou para o gol, e Daniel Alves trocou de lado, passando para a equipe do resto do mundo. As mudanças tiveram efeito imediato, e Neymar finalmente tornou-se o protagonista. Logo aos três minutos, o moicano tocou de calcanhar para Gastón Ramírez fazer o primeiro gol. A alegria durou pouco, já que, logo depois, Lavezzi marcou o sexto para os amigos de Messi.
O gol não desanimou Neymar e companhia, que deslancharam. O melhor jogador da Copa das Confederações quase confirmou sua segunda assistência bem-sucedida quando levantou com categoria para Vargas chutar de primeira. A bola entrou, mas o árbitro marcou impedimento do peruano. O brasileiro fez o segundo gol do resto do mundo ao receber passe do "parça" Daniel Alves. Um minuto depois, cruzou para Malouda marcar o terceiro.
Messi ficava cada vez menos participativo, mas não menos brilhante. De seus pés saiu o sétimo gol. O atacante deixou o compatriota Buonanote na cara do gol para confirmar o feito. Lavezzi foi o autor do oitavo. A estrela da noite deixou o campo aos 22 minutos e não viu o melhor de seu novo companheiro de Barcelona.
Com golaço e drible desconcertante, Neymar vira o craque da partida
Lugano e Neymar (Foto: Reprodução SporTV)Lugano brinca com Neymar após o drible
(Foto: Reprodução SporTV)
O "Resto do Mundo" teve um novo pênalti, mas Neymar deixou Daniel Alves bater. O lateral não decepcionou e fez o quarto. O gol mais bonito do amistoso saiu dos pés do ex-santista. O astro da noite foi o autor do quinto, um golaço de fora da área que encobriu o goleiro Muslera. Segundo a imprensa peruana, o brasileiro estava a 40 metros do gol.
Pouco antes do apito final, sobrou para o experiente zagueiro Lugano, ex-São Paulo. Para se consagrar de vez, Neymar resolveu fazer embaixadinhas com a cabeça diante do rival. Ao colocar a bola no gramado, driblou o xerifão de forma humilhante. Após a jogada, o atacante cumprimentou sua vítima, que claramente estava sem graça.

Nenhum comentário: