2 de jul. de 2013

Com dedo do técnico, Olimpia bate Santa Fé e fica perto da final

Diante de um Defensores del Chaco lotado na noite desta terça-feira, o Olimpia deu um grande passo rumo à final da Taça Libertadores. Com o dedo do técnico Ever Almeida, que mudou o jogo no intervalo colocando Alejandro Silva e Ferreyra em campo, os paraguaios bateram o Santa Fé por 2 a 0 (assista aos gols no vídeo), no jogo de ida, em Assunção, com gols de Miranda e Ferreyra, e agora podem até perder por um gol de diferença na próxima semana, na Colômbia, que estarão na decisão do torneio continental.
Após ser recepcionado por um mosaico que tomava todo o estádio, o Olimpia até pressionou na primeira etapa, mas falhou nas finalizações. No entanto, o ímpeto ofensivo do time da casa foi premiado no segundo tempo. Miranda, de pênalti, e Ferreyra em grande triangulação, marcaram e decretaram a vantagem significativa dos paraguaios. Newell's Old Boys e Atlético-MG iniciam nesta quarta-feira, às 22h, em Rosário, na Argentina, o outro confronto das semifinais. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real.
gol Olimpia x Santa Fé (Foto: AFP)Jogadores do Olimpia se abraçam para comemorar um dos gols (Foto: AFP)
Paraguaios dominam, mas não marcam
Por todo clima criado pela torcida, a expectativa era de que o Olimpia se atirasse ao ataque desde o primeiro minuto. Mas o início da partida apresentou um panorama diferente. O jogo transcorria predominantemente entre as duas intermediárias, sem grandes oportunidades de gol. As duas equipes pareciam adotar a mesma medida: estudar a postura do adversário antes de definir qual estratégia seguir.
A partir dos 15 minutos, porém, o time da casa decidiu pressionar. Com os atacantes marcando a saída de bola do Santa Fé, o Olimpia passou a ter mais volume ofensivo, mas a falta de pontaria matava a chance dos paraguaios pularem na frente no placar. Foi assim nas tentativas consecutivas de Giménez e Pittoni, que mandaram para longe as boas oportunidades de chutes de fora da área.
A melhor e única chance real do Olimpia na primeira etapa viria apenas aos 32 minutos. Mazacotte recebeu lindo lançamento pela direita da área e, sem deixar a bola cair, deu um belo chapéu em Garcia. Com a bola dominada, o jogador levou para canhota e chutou forte, mas a bola subiu e passou por cima do travessão. O Santa Fé pouco passava do meio de campo. Os colombianos pareciam não ter resposta para o domínio exercido pelos mandantes e sequer ameaçavam o gol de Martín Silva.
Neste momento o jogo já era quente, com diversas entradas fortes de ambos os lados. Mas somente nos acréscimos o árbitro Héber Roberto Lopes decidiu agir de forma enérgica. O brasileiro expulsou Bedoya, do Santa Fé, e Salgueiro, do Olimpia, após os dois se estranharem no meio de campo. Os paraguaios não gostaram da marcação e o cercaram ao fim do primeiro tempo.
Alejandro Silva e Ferreyra decidem
Como era de se esperar, a segunda etapa começou com as duas equipes com os nervos à flor da pele. Todas as divididas eram realizadas com muita força, na tentativa clara de se impor ao adversário. A torcida do Olimpia pressionava o árbitro Héber Roberto Lopes em todos os lances, e a reclamação aumentou depois que Bareiro caiu na área e pediu pênalti. O brasileiro mandou seguir e causou indignação nas arquibancadas.

A penalidade máxima, no entanto, viria minutos mais tarde. E com participação decisiva dos jogadores que vieram do banco de reservas. Aos 19, Ferreyra, que havia entrado no lugar de Pittoni, lançou em profundidade Alejandro Silva, que substituiu Mazacotte. Ele saiu na cara de Camilo Vargas e ao tentar encobrir o goleiro do Santa Fé foi derrubado por uma rasteira do adversário. Pênalti. O zagueiro Miranda assumiu a responsabilidade e bateu firme, no meio do gol, para abrir o placar no Defensores del Chaco.
O gol inflamou a torcida do Olimpia. E com ela ainda mais participativa, o time da casa passou a dominar cada vez mais a partida. Sem deixar o Santa Fé sair de trás, os paraguaios começaram a criar mais chances de ampliar. Bareiro foi o primeiro a desperdiçar boa chance aos 28, com um toque por cima do gol. Na sequência, porém, os paraguaios deram o golpe fatal. Aranda desceu pela direita e deu ótimo passe para a entrada de Alejandro Silva pela direita. O meia avançou e tocou de primeira para o meio da área, onde Ferreyra apareceu livre para mandar para a bola para o fundo das redes: 2 a 0.

Nenhum comentário: