2 de jul. de 2013

Cinco mil torcedores vão à Arena e ovacionam Renato no primeiro treino

Qual o tamanho do efeito do retorno de Renato Gaúcho ao Grêmio? Foi possível ter a exata dimensão logo após a apresentação, no primeiro treino do novo treinador. Em plena tarde de terça-feira, 5 mil torcedores lotaram o espaço da Geral na Arena. E poderia ser mais: quase mil pessoas ficaram do lado de fora do estádio. E, claro, o ídolo foi ovacionado pela massa antes de comandar o trabalho inicial de preparação ao confronto com o Atlético-PR, sábado, em Curitiba, na retomada do Brasileirão.
Apresentação Renato Gaucho Grêmio (Foto: Wesley Santos / Agência PressDigital)Renato reverencia torcida do Grêmio na Arena (Foto: Wesley Santos / Agência PressDigital)
Renato, acompanhado pela nova comissão técnica e do auxiliar Roger Machado, até pouco tempo técnico interino, foi o último a entrar no gramado do novo estádio. Foi como se o Tricolor tivesse feito um gol. O público berrou tanto que gerou eco.
- Renato! Renato! Renato!
O comandante só acenou. Preferiu reunir o grupo de jogadores no meio do campo. Falou por cerca de um minuto. Então, todos se dirigiram à arquibancada. Agradeceram. Renato reverenciou a torcida. Se curvou e, com os dois braços, acenou.

A administração da Arena preparou o ambiente. Parecia dia de jogo. O hino era executado no sistema de som. O telão exibia a mensagem: ‘Renato, seja bem-vindo à Arena do Grêmio’. E exibia fotos da época do jogador.

O primeiro treino seria comandado em seguida. Afinal, não há tempo a perder.
Renato Gaucho treino Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio)Renato Gaucho é ovacionado pela torcida gremista (Foto: Lucas Uebel / Grêmio)
Ovação desde cedo

O dia dos gremistas foi cercado de expectativa. Desde o início da manhã, torcedores se aglomeravam no aeroporto na intenção de rever o ídolo. O reencontro teve de esperar. O voo, previsto para chegar às 11h12m, atrasou por causa da neblina em Porto Alegre e só chegou por volta das 13h30m. Renato passou de carro, acenou, mas não teve contato direto com os fãs. Mas nada abalava a alegria dos torcedores. Foi só o avião que trazia o treinador pousar no aeroporto para explodir o grito:
Torcida do Grêmio lota espaço da Geral para recepcionar Renato (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)Torcida do Grêmio lota a Geral para recepcionar
Renato (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)
- Ôôô, o campeão voltou, o campeão voltou - em referência aos títulos da Libertadores e do Mundial, em 1983, conquistados por Renato ainda como jogador do Grêmio.

Logo depois, Renato seguiu para a sua primeira vez na Arena. Conheceu as instalações do novo estádio e concedeu entrevista coletiva. Recebeu a camisa 7, que eternizou como jogador na década de 80, e prometeu carinho aos jogadores.

- Problemas sempre existem. Eu já troquei ideias com a direção. Há probleminhas fáceis de serem resolvidos. E serão resolvidos. Mas, em vez de xingar e chamar atenção, você tem que fazer carinho no jogador. No meu grupo, essa alegria vai ser fundamental. Com alegria, o jogador produz sempre mais. Acima de tudo, com confiança. A torcida pode confiar que terá uma equipe guerreira e que vai brigar por títulos.

Nenhum comentário: