23 de jul. de 2013

Inter e Vasco se destacam na janela do exterior, apontam analistas

 Ignacio Scocco comemora gol do Newell's Old Boys sobre Velez Sarsfield (Foto: AFP)Scocco fez seis gols pelo Newell's na Libertadores:
contratação de impacto do Inter (Foto: AFP)
A janela de transferências internacionais se encerrou no último sábado, e com ela a oportunidade para os clubes brasileiros de repatriarem jogadores do exterior. Se alguns não se movimentaram, outros foram às compras com o objetivo de reforçar seus elencos. Inter, Náutico e Vasco foram os que mais aproveitaram a janela, em quantidade, entre os concorrentes do Brasileirão. Os dois primeiros conseguiram três jogadores, cada, enquanto o último foi quem mais contratou: cinco.
Os gaúchos se reforçaram com os meias Alex e Alan Patrick, que estavam no Al-Gharafa-CAT e Shakhtar Donetsk-UCR, respectivamente, e com a sensação da Libertadores: o atacante Ignacio Scocco, que defendeu o Newell's Old Boys.
Segundo o comentarista do SporTV André Rizek, o Inter foi o clube que mais acertou:
- Principalmente pelo Scocco. O Alex foi muito bem no Corinthians e também na sua passagem anterior pelo Inter, mas o Scocco é o diferencial da janela.
Scocco é argentino, tem 28 anos, marcou seis gols na Libertadores e teve seu vínculo adquirido por US$ 6,5 milhões (R$ 14,3 milhões). Na opinião de André Loffredo, comentarista do SporTV, ele vale o investimento.
tabela contratações durante tabela internacional (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
- O Scocco, para mim, é um atacante que não tem igual no Brasil. É muito raro encontrarmos um jogador brasileiro com as características dele. Tem boa finalização, mobilidade e sabe cobrar bolas paradas. Vamos ver se repete no Inter o que fez pelo Newell's - afirmou.
Não foi somente o Inter que se deu bem na janela. Com uma campanha irregular no Brasileirão, o Vasco foi às compras para encorpar seu elenco. E conseguiu. Acertou com Guiñazu, Reginaldo, Montoya, Fagner e o ídolo Juninho Pernambucano, que retornou após passagem pelo New York RB, dos Estados Unidos. Para Loffredo, os novos reforços darão uma outra cara ao time.
- O Vasco aproveitou a janela para qualificar seu elenco, estava precisando disso. O Juninho é um cara diferente. É muito importante se ter um líder no elenco. Precisamos ver o Montoya, pois se destacou por um time não muito grande na Argentina (All Boys), assim como o Reginaldo, que veio da Itália (Siena). O Guiñazu é um jogador que vai contribuir bastante, pois, além do poder de marcação, se doa muito dentro de campo. Já o Fagner, se voltar no mesmo nível em que estava quando saiu do Vasco, tem grandes condições de ser o melhor lateral-direito do Brasil.
Paulo Cesar Vasconcellos, também do SporTV, é outro que acredita que o Vasco vai subirá de patamar com os reforços.
- O maior acerto do Vasco foi no retorno do Juninho. Ele é o maior ídolo na história recente do clube. O simples fato de ele estar em campo já aumenta a autoestima dos jogadores - afirma o comentarista, que vê o Colorado como um dos favoritos no Brasileirão. - O Internacional já brigava pelo título. Essas contratações, para mim, só afirmam a condição dele como um dos favoritos.
juninho pernambucano vasco gol fluminense série a (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Juninho reforça Vasco com sua técnica e liderança
(Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
Correndo por fora, o Náutico contratou os meias Diego Morales (Al Ahli-EAU) e Ángelo Peña (Caracas-VEN) e o atacante Juan Manuel (Peñarol-URU). Outros nomes que merecem destaque são os laterais-esquerdos André Santos (Flamengo) e Clemente Rodríguez (São Paulo) e os atacantes Thiago Ribeiro (Santos) e Willian (Cruzeiro). Os mineiros estão bem próximosainda de Julio Baptista, que atuava pelo espanhol Málaga. Na tabela acima, são considerados os reforços que chegaram do exterior durante o período da janela - até o último dia 20 - mesmo que o jogador tenha rescindido seu contrato antes, ficando livre de qualquer vínculo.
Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Goiás, Grêmio e Portuguesa não investiram em transferências internacionais. Agora, resta aos clubes o mercado nacional. A janela brasileira vai até 4 de outubro, sendo que um clube poderá se reforçar com no máximo cinco atletas de outras agremiações da Série A do Campeonato Brasileiro, sendo três de um mesmo time, e desde que os atletas não tenham completado sete partidas por suas equipes.
* Diogo Santarém, estagiário, sob a supervisão de Bernardo Ferreira

Nenhum comentário: