18 de jul. de 2013

Eles acreditam: com fé e pressão, torcida do Galo prepara a virada

Horas antes de começar o jogo desta quarta-feira, no Paraguai, Belo Horizonte parecia uma cidade em vias de celebrar o ano novo. Fogos pipocavam no céu, carros buzinavam, pessoas celebravam pelas ruas. Era a torcida do Atlético-MG festejando a chegada da final da Libertadores. Veio o jogo, e ele trouxe a decepção a tiracolo. A derrota de 2 a 0 para o Olimpia esfriou a torcida do Galo e fez emergirem os cruzeirenses, que também se permitiram fazer barulho nas primeiras horas da madrugada. Um dia depois, os atleticanos ainda assimilam o golpe, mas já começam a reagir. Eles ainda acreditam no título.
E acreditam sobretudo por causa das histórias recentes de sobrevivência do time de Cuca na Libertadores. O pênalti defendido por Victor nos últimos suspiros contra o Tijuana é lembrado pelos torcedores. E também a classificação nas penalidades finais diante do Newell's Old Boys, após derrota de 2 a 0 na Argentina, justamente o placar do jogo contra o Olimpia.
No bairro de Lourdes, o resultado ruim do primeiro jogo não fez os torcedores arredarem pé da fila por ingressos para a final. São centenas de atleticanos acampados ali - alguns há mais de uma semana. Na manhã desta quinta-feira, eles entoavam gritos como "eu acredito" e cantavam músicas como "o Galo é o time da virada, o Galo é o time do amor".
- Eu acredito. O 2 a 0 pode ser o pior resultado pro Olimpia, porque ele vai querer se segurar atrás. O Atlético tem que jogar como sempre jogou. E o Ronaldinho precisa se encontrar. O Olimpia pode ter certeza de que vai ser pressão do início ao fim - disse o torcedor Reginaldo Campos, de 58 anos, representante comercial.
Carrossel torcedora Atlético-MG (Foto: Alexandre Alliatti)Torcedora do Atlético-MG balança bandeira do clube em rua de Belo Horizonte (Foto: Alexandre Alliatti)
A força da torcida nos jogos em casa é o que move a fé dos atleticanos. E a esperança vale tanto para o Independência, casa habitual do time na Libertadores, quanto para o Mineirão, o palco da final.
- No Independência ou no Mineirão, somos nós que mandamos. Na quarta-feira, o Galo vai ser campeão da Libertadores. Nós acreditamos. A prova é que ninguém saiu da fila. Todo mundo está acreditando que o Galo é o time da virada, que vai virar esse jogo - afirmou o torcedor James Rodrigues Ferreira.
O clima entre os torcedores que aguardam o início da venda de ingressos na sede do Galo, no bairro de Lourdes, é de incômodo com a demora da comercialização - ainda é incerta a data - e de confiança em uma reviravolta na decisão. Eles esperam que o sacrifício seja recompensado com o título.
- Estou na fila desde quarta-feira da semana passada. Acredito na virada do Atlético pela determinação que os jogadores já mostraram e pela determinação dos torcedores aqui presentes, se dedicando de corpo e alma - disse Paulo Henrique dos Santos Freitas, outro atleticano.
Atlético-MG e Olimpia se enfrentam na próxima quarta-feira, às 21h50m, no Mineirão. O Galo precisa de uma vitória por dois gols, seja qual for o placar, para levar a decisão à prorrogação - com posterior disputa de pênaltis, se for mantido o placar dos 90 minutos. Na final, não há saldo qualificado.

Nenhum comentário: