8 de jul. de 2013

Artilheiro de peso: além de zagueiros, Walter trava luta diária contra balança

Em meio aos quilos a mais e ao ultimato dado pela comissão técnica de que não voltaria a jogar até que conseguisse emagrecer, Walter driblou a desconfiança e foi titular na retomada do Goiás na Série A. Mesmo ainda visivelmente fora do condicionamento ideal, o atacante comandou o time e fez o gol decisivo no triunfo esmeraldino por 1 a 0 sobre o Vitória no Serra Dourada (confira no vídeo ao lado). Na quarta, já havia marcado de pênalti no triunfo de 3 a 0 sobre o ABC, pela Copa do Brasil.
No início da intertemporada, em meados de junho, o jornal "O Popular" apurou que Walter estaria com 96 kg. A meta estipulada pelo técnico Enderson Moreira era de que o atacante baixasse o peso para, no máximo, 90 kg. Apesar da boa atuação e do reencontro com as redes, Walter admite que não conseguiu atingir esse patamar e ainda trava a luta contra a balança.
Montagem Walter Goias  (Foto: Editoria de Arte)Diferença de peso de Walter no início da carreira, no Inter, e agora, no Goiás (Foto: Montagem com fotos do site do Inter e de Guilherme Gonçalves/GLOBOESPORTE.COM)
- Estou buscando mais. Mesmo assim, já melhorei muito, pois vejo nas fotos e nos vídeos. Falta pouco para chegar no que o professor quer. Não vou relaxar. Ele já me cobrou e, se eu não estiver bem, vai me tirar do time. Conheço ele. Fazendo gol ou não, tenho que estar bem - disse Walter, que ganhou muito peso em relação ao início da carreira, no Inter.
Logo após o recesso dado ao elenco durante a Copa das Confederações, Walter iniciou trabalho específico para emagrecer. Além de carga extra de treinamento, incluindo atividades em três períodos, o centroavante recebeu um programa alimentar especial que prevê 2,5 mil calorias diárias enquanto o dos demais atletas do grupo esmeraldino permite até 4 mil.
Robson Gomes, preparador físico do Goiás (Foto: Guilherme Gonçalves/Globoesporte.com)Robson Gomes dá treinos específicos para Walter
(Foto: Guilherme Gonçalves/Globoesporte.com)
- Esperamos que ele seja tão profissional quanto a qualidade dele exige. Desde o início esse atleta era uma preocupação porque sabemos da qualidade e da representatividade que tem perante o grupo. O principal é que colocamos para ele que teríamos muito mais dificuldade de agora em diante porque enfrentaríamos adversários que têm atletas selecionáveis - explicou à época Robson Gomes, preparador físico do Goiás.
Segundo jogadores e membros da comissão, o que mantém as atuações de Walter em alto nível, mesmo com o jogador acima do peso, é sua qualidade técnica, tida como acima da média e que compensaria a parte física.
Em maio, quando da conquista do título do Goianão por parte do Goiás sobre o Atlético-GO, Walter foi alvo de críticas e elogios ao mesmo tempo. Por um lado, era questionado pelo sobrepeso. Por outro, enaltecido pela capacidade. Roger Flores, comentarista do SporTV, analisou o caso e fez questão de exaltar a qualidade do atleta, com que atuou no Cruzeiro.
- Mesmo com o peso a mais, ele consegue sobressair - destacou.
 Contra o Vitória, o atacante finalizou sete vezes - uma no gol, uma na trave, quatro para fora e uma que foi bloqueada. O aproveitamento não foi dos melhores, mas foi suficiente para dar ao Goiás a primeira vitória no Serra neste Brasileião.
- Tive uma chance de cabeça e uma chance com o pé, ambas sozinho, daquelas que o atacante não costuma perder. Saí muito chateado e fiquei abalado, já que foi uma bola no fim primeiro tempo e que podia mudar o jogo. Deus é tao grande que, em um lance de cabeça, que não é meu forte, consegui o gol. Ela bateu na trave e voltou para mim. Fiquei muito feliz, pois estava há quatro jogos sem marcar no Brasileiro - comemora.
Goiás x Vitória - Campeonato Brasileiro - 2013 - Serra Dourada (Foto: O Popular)Walter, agora loiro, decidiu para o Goiás diante do Vitória, na retomada da Série A: 1 a 0 (Foto: O Popular

Nenhum comentário: