15 de dez. de 2013

'Jogo da paz' reúne mais de 10 mil na Arena Joinville, após violência em SC

joinville, arena joinville, jec, copa sc, jogo da paz,  (Foto: Divulgação / Joinville Esporte Clube)Torcedores pintaram as arquibancadas da Arena Joinville de branco, pela paz (Foto: Divulgação / Joinville Esporte Clube)

O vermelho, do sangue, e o negro do luto, deram lugar ao branco. O branco da paz. Mais uma vez na Arena Joinville a torcida deixou o futebol em segundo plano. Desta vez, por uma boa causa. Neste domingo, ao invés dos episódios lamentáveis ocorridos há exatamente uma semana, torcedores e moradores da cidade lotaram o estádio, localizado no Norte de Santa Catarina, para incentivar a paz no futebol. Com mais de 10 mil pessoas vestidas de branco, a vitória do JEC sobre o Canoinhas foi apenas pano de fundo para um recado ao futebol brasileiro que sofre com a violência entre torcidas: ‘Isso é Joinville’. 

FOTOS: Confira uma galeria de fotos da tarde memorável em Joinville
O placar de 1 a 0, em partida realizada pela Copa Santa Catarina, não significava muito para a competição. Afinal, o JEC já havia conquistado a taça, e a vaga para a Copa do Brasil de 2014, que a disputa estadual garante. Porém, depois da violência que chocou todo o Brasil, na última rodada do Brasileiro 2013, na partida entre Atlético-PR e Vasco, a população da cidade catarinense se mobilizou. (confira no vídeo ao lado alguns momentos da tarde de domingo)

Por meio de redes sociais, com rashtags - #Issoéjoinville #jogodapaz -, torcedores e moradores buscaram ao longo da última semana, uma mobilização para demonstrar ao país como um torcedor deve se portar nas arquibancadas de um estádio de futebol. Diante da má imagem deixada pelas brigas entre torcidas rivais, o desejo de recuperar a autoestima da cidade, fez também a diretoria do Joinville Esporte Clube participar da campanha. 

E, com ingressos no valor de R$ 5 para os setores descobertos do estádio, 10.758 pessoas reescreveram uma história que estava manchada de sangue e de ódio. O branco, que simboliza a paz, reuniu crianças, mulheres, idosos e também cadeirantes nas arquibancadas. O gol, marcado por Fernando Vianna, aos 20 minutos do primeiro tempo, garantiu a invencibilidade do JEC e a vitória sobre o Canoinhas. 
'SOMOS UM POVO DE PAZ', DIZ PREFEITO 

joinville, arena joinville, jec, copa sc, jogo da paz,  (Foto: Fronzi Press / Divulgação)Grupo do JEC recebeu a taça antes da partida (Foto: Fronzi Press / Divulgação)
Antes da partida iniciar, o Joinville recebeu das mãos do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto, e do prefeito da cidade, Udo Döhler, a taça de campeão da Copa Santa Catarina. O prefeito ressaltou a presença do público nas arquibancadas, pela paz nos estádios.

— Hoje estamos entregando esta taça ao nosso JEC, como uma grande homenagem, para esta cidade que veio a campo, em paz, o que aconteceu aqui foi lamentável. Quero cumprimentar o torcedor de Joinville, cumprimentar a população que comparece em massa, e em branco, para mostrar ao mundo que somos um povo de paz — disse, à rádio 89 FM, o prefeito. 

Para Delfim, presidente da FCF, a torcida de Joinville deu mostras de que sabe torcer nas arquibancadas.

— A torcida de Joinville não faz o que as torcidas que vieram aqui fazem e que enojaram o estado e o país. Nós mostramos e conseguimos mostrar no tribunal que a Arena tem segurança — fez referência à absolvição do estádio, que foi julgado pelo STJD e também pela Justiça. Em ambos os casos, o estádio corria o risco de ser interditado, porém, foi absolvido das acusações.
joinville, arena joinville, jec, copa sc, jogo da paz,  (Foto: Reprodução / Twitter)Torcedores tomaram o estádio, em Joinville (Foto: Reprodução / Twitter)

Nenhum comentário: