10 de set. de 2013

Uruguai vence, adia vaga colombiana e segue entre os cinco primeiros

O empate que classificaria não apenas a Colômbia, mas também a Argentina para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, parecia ser o resultado mais provável no Estádio Centenário, em Montevidéu. Porém, já nos 15 minutos finais de jogo, Cavani e Stuani conseguiram furar o bloqueio colombiano e marcaram os gols da vitória por 2 a 0, que deixou a equipe celeste viva nas eliminatórias da América do Sul e adiou a comemoração colombiana por uma vaga no Mundial.
O Uruguai soma agora 22 pontos, empatado com o Equador, mas ainda ocupa a quinta colocação por conta do saldo de gols. A Colômbia, com 26, está em segundo. A Argentina venceu o Paraguai por 5 a 2 e está classificada para a Copa.  Faltam duas rodadas para o fim do torneio. Os quatro primeiros avançam. O quinto disputará a repescagem contra a Jordânia. No dia 11 de outubro, o Uruguai enfrenta o Equador fora de casa, enquanto a Colômbia recebe o Chile. Na última rodada, em 15 de outubro, o time celeste receberá a Argentina, enquanto os colombianos jogarão contra o Paraguai fora de casa.
Cavani gol Uruguai x Colômbia (Foto: AFP)Cavani e Stuani, autores dos gols do Uruguai, comemoram no Estádio Centenário (Foto: AFP)
A partida começou com a Colômbia pressionando e conseguindo uma falta em posição perigosa logo aos três minutos, mas a bola alçada na área foi defendida com segurança por Muslera.O Uruguai teve chance semelhante pouco depois, mas o goleiro colombiano Ospina também pegou sem dificuldades. Porém, melhor organizada, a seleção de amarelo passou a dominar os espaços e aos 10 minutos tinha o controle da partida. Apesar de conseguir manter a posse de bola, a Colômbia encontrava dificuldades com a marcação na intermediária uruguaia. O time celeste, por sua vez, parecia aguardar chances para contra-ataques, apostando na qualidade do seu ataque com Cavani e Suaréz.
A partir dos 20 minutos, o Uruguai começou a crescer na partida. Depois de boa jogada em velocidade que acabou cortada pela linha de fundo, Ospina saiu em falso na cobrança de escanteio, mas Scotti, em boa conclusão para concluir de cabeça, acabou comentendo falta sobre um zagueiro colombiano. Aos 25, a resposta da Colômbia, na melhor chance da partida. Guarin achou Falcao Garcia livre no ataque, mas a estrela da equipe finalizou para fora.

O Uruguai teve excelente oportunidade aos 29 minutos. Suarez recebeu livre na direita após falha de Yepes, deu dois dribles no zagueiro, mas, na hora de tentar o terceiro corte em cima de outro defensor em vez de passar a bola, perdeu a jogada. Enquanto isso, a Colômbia continuava a mater a posse e tocar a bola com maior consistência, mas as chances eram raras. Já aos 39, Medina recebeu cartão por falta dura em Cristian Rodriguez. Na cobrança, Ospina cortou bem.

O segundo tempo começou em ritmo alucinante. Com menos de 30 segundos de jogo, Cavani recebeu na frente, entortou Perea e carimbou o travessão, na melhor chance da partida. Na sobra, o zagueiro colombiano conseguiu o corte. Mais objetivo do que no primeiro tempo, o time celeste tocava a bola com maior eficiência em relação à primeira etapa, em uma espécie de inversão de papéis, já que o time colombiano passou a aguardar por uma chance de contra-ataque, mais retraído em seu campo de defesa.

Aos 16, por pouco Suarez não abriu o placar. Em bola alçada verticalmente na área, Stuani fez o papel de pivô e escorou de cabeça para o atacante encher o pé de primeira. A bola passou rente à trave de Ospina, enquanto o jogador se lamentava. Três minutos depois, Suarez achou Stuani na direita, ele se livrou de Perea e cruzou rasteiro para intervenção providencial do goleiro colombiano, pois Suarez aguardava livre para completar para o gol.

A Colômbia passou a tentar frear o ímpeto uruguaio e desacelerar o jogo, movimentando a bola para abrir espaços na defesa rival, mas sem correr riscos ou tentar jogadas mais incisivas. Não adiantou, quem conseguiu mandar para a rede foi Cavani. Ele aproveitou a falha da zaga colombiana, apareceu nas costas de Perea e aproveitou o ótimo cruzamento de Maximiliano Pereira. Os colombianos pareceram ter ficados desnorteados com o gol, a julgar pela pane geral minutos depois. Ramirez dominou na área entre três defensores e conseguiu tocar para Stuani fazer o segundo: 2 a 0. A partir daí, foi só administrar o resultado

Nenhum comentário: