10 de set. de 2013

Bolívia empata com Equador em La Paz e ainda não garante a Argentina

A Argentina esteve muito próxima de se tornar a primeira seleção sul-americana classificada para a Copa do Mundo de 2014. No entanto, o empate por 1 a 1 entre Bolívia e Equador, no Estádio Hernando Siles, em La Paz, adiou, pelo menos por algumas horas, as vaga. Uma vitória dos bolivianos, que saíram na frente, carimbaria os passaportes dos argentinos para o Brasil. Os Hermanos, porém, ainda entram em campo nesta terça e precisam apenas de um empate contra o já eliminado Paraguai para se garantirem no Mundial.
O empate deixa a classificação do Equador para o Mundial em risco. Com 22 pontos, a equipe segue na quarta colocação e torce por um tropeço do Uruguai, nesta terça, contra a Colômbia. Em caso de vitória, a Celeste se igualará aos equatorianos. Faltam duas rodadas para o fim das eliminatórias. Os quatro primeiros avançam. O quinto disputará a repescagem contra a Jordânia.
A Bolívia, por sua vez, já não tem mais chances de vir ao Brasil em 2014. Com apenas 10 pontos, em 15 jogos, o time de Marcelo Moreno é o lanterna das eliminatórias sul-americanas.
Montero Equador e Bolivia (Foto: Agência AP)Bolívia e Equador ficaram no empate em La Paz (Foto: Agência AP)
Mesmo na altitude de 3.640 metros de La Paz, o Equador conseguiu fazer um jogo equilibrado com a Bolívia. Desde o início, a partida foi bastante equilibrada, com chances claras para os dois lados.
Mas foi a Bolívia que sai na frente, logo no início da etapa final. Aos dois minutos, Jaime Iriondo acertou um lindo chute de fora da área e contou com a colaboração Alexander Dominguez: 1 a 0.
O gol incendiou a torcida, e a Bolívia esteve muito perto de ampliar, com Marcelo Moreno. O atacante do Flamengo acertou um petardo de fora da área e encobriu o goleiro, mas a bola explodiu no travessão.
O Equador chegou ao empate em lance que gerou muita reclamação dos bolivianos. Aos 13, Jeferson Montero invadiu a área, se livrou da marcação, mas Ronaldo Raldes cortou a bola com a mão. Pênalti, que Caicedo cobrou com força, no meio do gol, para deixar tudo igual.
Após o gol, os equatorianos sentiram a altitude e recuaram. A Bolívia, por diversas vezes, esteve perto da vitória, mas faltou capricho nas finalizações.

Nenhum comentário: