6 de set. de 2013

Itália bate a Bulgária e fica muito perto da classificação para o Mundial

A Itália está a uma vitória da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Nesta sexta-feira, a Azzurra derrotou a Bulgária por 1 a 0, no estádio Renzo Barbera, em Palermo, e aumentou a vantagem na liderança do Grupo B das eliminatórias europeias. Gilardino, substituto de Balotelli, que desfalcou o time por cumprir suspensão, marcou o gol do triunfo da equipe do técnico Cesare Prandelli (assista no vídeo ao lado).
Com o resultado, a Itália foi a 17 pontos, contra 10 da Bulgária. Em seguida, vêm República Tcheca, Armênia e Dinamarca, todas com nove pontos. Faltando três rodadas para o fim da fase de grupos, a Azzurra garante a primeira colocação caso consiga mais um triunfo. O próximo compromisso dos tetracampeões mundiais é contra os tchecos, na terça-feira, em Turim.
 Alberto Gilardino comemoração Itália contra Bulgária (Foto: Getty Images)Gilardino é abraçado pelos companheiros após marcar o gol da vitória da Itália (Foto: Getty Images)
Sem poder contar com Balotelli e Montolivo, suspensos, e Marchisio, lesionado, Prandelli teve de mexer na equipe. O jovem atacante Insigne, do Napoli, ganhou uma vaga entre os titulares, barrando El Shaarawy. Thiago Motta também voltou ao time, enquanto Gilardino assumiu o comando do ataque.
Primeiro tempo para o gasto
Mesmo com as mudanças, a Itália não teve dificuldades para dominar o primeiro tempo. Com a Bulgária bastante recuada, a Azzurra assumiu a iniciativa e permaneceu no campo de ataque, embora sem muita profundidade.
Ainda assim, a Bulgária conseguiu assustar aos 19 minutos, quando Tonev recebeu na entrada da área e soltou uma bomba, que Buffon defendeu com dificuldade. Depois, porém, os donos da casa recuperaram o controle do jogo e começaram a criar chances.
Aos 37 minutos, saiu o gol. Candreva fez ótima jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Gilardino, que só escorou para o fundo das redes. Logo depois, Insigne e Antonelli fizeram boa tabela, mas o cruzamento do lateral foi desviado pelo goleiro Mihaylov.
 Alberto Gilardino comemoração Itália contra Bulgária (Foto: Getty Images)Jogadores da Itália festejam o gol de Gilardino (Foto: Getty Images)
Buffon brilha
Depois da postura defensiva no primeiro tempo, a Bulgária se soltou mais na etapa final e, graças a uma Itália desligada, teve boas chances para empatar a partida. Para sorte da Azzurra, o veterano Buffon estava no gol para impedir.
 Logo aos dois minutos, o arqueiro do Juventus fez uma defesa sensacional. Após cruzamento da esquerda, Popov apareceu livre na pequena área e só empurrou para o gol, mas Buffon se esticou todo e salvou a Azzurra (confira no vídeo ao lado). Aos 16, foi a vez de o arqueiro defender uma cabeçada de Nedelev à queima-roupa.
Com os sustos, a Itália acordou na partida e retomou o controle do duelo., mas sem forçar muito no ataque. Candreva era o mais participativo da Azzurra, enquanto Gilardino seguia perigoso no ataque. Aos 28, ele quase ampliou o placar, aproveitando uma falha de Mihaylov em um recuo, mas o goleiro se recuperou e defendeu o chute do centroavante.
Buffon Itália Bulgária (Foto: EFE)Buffon faz boa defesa no segundo tempo (Foto: EFE

Nenhum comentário: