6 de set. de 2013

Com recorde de Klose, Alemanha bate Áustria e se aproxima da vaga

Para Klose, Lahm, Müller, Özil, Neuer e tantos outros, o Brasil é logo ali. Com uma atuação segura, mas pouco empolgante, a Alemanha derrotou a vizinha Áustria e sua torcida barulhenta, por 3 a 0, nesta sexta-feira, em Munique, pelo Grupo C das eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2014, para dar um enorme passo rumo à classificação antecipada. E com direito ao recorde tão perseguido pelo seu centroavante, agora ao lado de Gerd Müller como o maior artilheiro da história da seleção, com 68 gols. Toni Kroos e Thomas Müller, ambos no segundo tempo, completaram o placar.
Depois de uma rodada em que poderia até se transformar em preocupação, os comandados de Joachim Löw vivem agora situação bastante confortável. E já fazem as contas: vencendo a lanterna Ilhas Faroe, na próxima terça-feira, em Torshavn, só precisarão torcer por um tropeço da Suécia - contra o Cazaquistão, fora de casa - para comemorarem a vaga matematicamente.
Klose comemoracao (Foto: AFP)Agora recordista, Klose comemora um dos gols da vitória da Alemanha em Munique  (Foto: AFP)
O time de Ibrahimovic se manteve vivo pelo primeiro posto da chave ao derrotar a Irlanda, por 2 a 1, em Dublin - foram aos 14 pontos, contra 19 dos alemães. Austríacos e irlandeses, com 11, seguem sonhando com uma vaga na repescagem.
Além de Klose, outro jogador alemão teve motivos especiais para comemorar. O lateral-direito e capitão Philipp Lahm, ídolo do Bayern de Munique, completou 100 partidas com a camisa de sua seleção. Foi do seu setor que nasceram as jogadas dos dois primeiros gols da equipe da casa.
Tão perto, tão longe...
Cerca de 115 quilômetros separam Munique de Salzburg, a maior e mais próxima cidade austríaca da Allianz Arena. Alemanha e Áustria são vizinhas de porta, e naturalmente carregam uma rivalidade, engrandecida quando os vermelhos tomaram quase um quarto do estádio para o importante duelo pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Mas em campo é um abismo que separa ambos, comprovado pelo que se passou em todo o primeiro tempo.
A Alemanha, desfalcada de importantes peças como Schweinsteiger, Gündogan, Götze e Podolski, nem precisou de sua melhor atuação. Finalmente com uma defesa que parecia segura, a equipe do técnico Joachim Löw imprimiu um ritmo forte e criou boas oportunidades até furar a retranca rival. Logo com Miroslav Klose, que conseguiu igualar o recorde de Gerd Müller aos 33 minutos, após cruzamento de Thomas Müller da direita.
Klose é recordista
Este foi o 68º gol do centroavante pela seleção, mas com 67 partidas a mais (129 a 62). Números que, apesar de outros tempos, sintetizam a qualidade técnica de ambos. Klose, um grande oportunista, tentará mostrar ao longo de sua temporada no Lazio que está livre das lesões para buscar agora a marca de Ronaldo na Copa do Mundo do Brasil - o Fenômeno soma 15, contra 14 de Klose e, curiosamente, também de Gerd Müller.
Foi por pouco que Klose não chegou até a ultrapassar Gerd Müller. Minutos antes de abrir o placar, a Alemanha assustou em linda jogada do trio Kroos-Özil-Reus. Após o chute do jogador do Borussia Dortmund, Almer defendeu e deu rebote ao próprio Klose. O goleiro voltou a brilhar e salvou a cabeçada praticamente em cima da linha, com um soco. O volante Sami Khedira, com bela finalização à média distância, foi outro a quase comemorar.
Para não dizer que a Áustria não assustou, Manuel Neuer se viu obrigado a realizar uma grande defesa. Já nos acréscimos, Dragovic acertou um chutaço em sobra de escanteio. O goleiro do Bayern de Munique salvou com os dedos, mas não deu rebote.
Muller comemoracao (Foto: AFP)Müller também deixa sua marca: Alemanha perto da classificação para a Copa de 2014 (Foto: AFP)
Após sustos, Kroos define vitória
Se terminou o primeiro tempo sonhando com um gol, a Áustria chegou até a pressionar no início da etapa final. Com menos de um minuto, Alaba achou Weimann na área, mas o atacante acabou concluindo por cima. Praticamente no lance seguinte, Kavlak arriscou da entrada da área e também levou perigo. E lá estavam os austríacos pulando na arquibancada e novamente empolgados...
Foi aí que a qualidade sobressaiu-se. Sem espaço na intermediária, Toni Kroos se virou como pôde e acertou uma linda finalização no canto esquerdo de Almer: 2 a 0. Mesmo sem mostrar o brilho de outrora, os alemães praticamente resolviam o jogo ali, aos cinco minutos.
A Áustria aproveitou a desvantagem para se soltar. Fez duas substituições, tornando o time mais ofensivo, e voltou a criar oportunidades contra Neuer. Sabitzer, um dos suplentes, recebeu a bola na área e concluiu forte. A bola desviou e saiu por centímetros.
Do outro lado, Müller respondia em contra-ataque, mas desperdiçou bom passe de Özil. Klose, aos 32, chegaria a marcar pela segunda vez, mas teve o gol corretamente anulado por impedimento. Tocando a bola sem compromisso, a Alemanha claramente deixou o tempo passar. Só não vacilou quando teve o caminho aberto: já no fim, Müller, como um centroavante após a saída de Klose, apareceu na grande área e deu um toque para definir.

Nenhum comentário: