15 de set. de 2013

FLAMENGO BUSCA EMPATE NO FIM CONTRA A PONTE PRETA EM CAMPINAS

  • personagem
    André Santos

    André Santos foi o nome do jogo. Para o bem e para o mal. Ele recuou fraco para Samir no lance da expulsão do zagueiro, mas depois fez o gol do Fla.
  • deu errado
    recuo

    A Ponte jogou a vitória no lixo. Vencendo o jogo, com um jogador a mais, conseguiu ser pressionada. Acabou levando o gol nos últimos minutos.
  • estatística
    finalizações

    A Macaca teve menos posse de bola, mas foi mais eficiente, pois finalizou mais (13 a 8) e conseguiu mais chances claras de gol (6 a 2).
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
179 comentários
O Flamengo esteve em vias de sofrer uma derrota que poderia abalar ainda mais seu campeonato neste domingo. O gol de André Santos aos 41 minutos do segundo tempo, em Campinas, impediu que a Ponte Preta vencesse a partida e aproximasse ainda mais os cariocas da zona de rebaixamento. O time de Mano Menezes buscou o empate em 1 a 1 com um jogador a menos - Samir foi expulso. O resultado foi péssimo para a Macaca, que já acumulava sete derrotas consecutivas.
Arthur e Hernane Ponte preta e Flamengo (Foto: Rodrigo Villalba / Agência estado)Artur e Hernane disputam bola no empate em Campinas (Foto:Rodrigo Villalba/Agência estado)
Artur, em chute cruzado, abriu o placar para a Ponte. André Santos, que falhou na expulsão de Samir, empatou em uma inesperada reação rubro-negra. Com isso, Jorginho, técnico da Macaca, segue sem vencer no Brasileirão - nem pelo time campineiro, nem pela equipe carioca, que ele treinou no início do campeonato.
Com o empate, a Ponte Preta foi a 16 pontos, na 19ª colocação. O Flamengo, com 26, é o 11º. Na próxima rodada, a Macaca recebe o Corinthians na quarta-feira, e o Rubro-Negro pega o Atlético-PR no Maracanã, na quinta.
Maus tratos à bola
Tecnicamente, foi de chorar. Ponte Preta e Flamengo maltrataram a pobre da bola em um primeiro tempo atrapalhado em Campinas. As duas equipes tiveram atributos diferentes em campo: os cariocas controlaram mais o jogo, mas sem saber o que fazer com esse domínio. O setor de criação foi ineficiente (não chega a ser novidade). Erros no último passe impediram os comandados de Mano Menezes de pular na frente. Já a Macaca foi mais aguda, mais vertical - com isso, aproximou-se melhor do gol adversário. Mas esteve ainda pior nos tratos à bola. Impressionante: o time da casa errou mais de 20% (21 em 92) dos passes que deu na etapa inicial.
O Flamengo poderia ter pulado na frente cedo. Paulinho fez boa jogada e encontrou Gabriel livre pela direita, dentro da área. O meia, porém, não conseguiu encaixar o corpo. Bateu torto. A Ponte reagiu com chutes de longe, com Fellipe Bastos e Adrianinho, mas sem sucesso. Um cabeceio de Baraka também assustou o gol defendido por Paulo Victor.
Um gol para cada lado
A Ponte Preta voltou com duas mudanças para o segundo tempo: Fernando Bob no lugar de Fellipe Bastos e Rildo na vaga de Adaílton. E melhorou. Equilibrou a posse de bola, se posicionou mais à frente e aumentou a dose de ameaças. Mesmo assim, o Fla poderia ter marcado com Hernane, após boa jogada de João Paulo. Mas não marcou. E pagou caro.
A Macaca ensaiou seu gol aos poucos, a conta-gotas. Aos 14 minutos, quase fez com Chiquinho. Aos 17, viu Samir, do Fla, ser expulso, por falta cometida após recuo fraco de André Santos. Aos 22, saiu o gol. Chiquinho abriu bem para Artur na direita. O lateral mandou uma pancada cruzada, alta, indefensável. Belo gol.
Mesmo com a desvantagem, Mano Menezes tirou Hernane e colocou um zagueiro, González, para recompor a defesa. Curiosamente, o time melhorou na frente. E encontrou o empate com André Santos, que limpou a defesa e bateu forte. Acabou sendo o menor dos males para os cariocas.

Nenhum comentário: