6 de set. de 2013

Em autoavaliação, Felipão se dá nota 7 e planeja taça: ‘Quero um pouco mais’

O GLOBOESPORTE.COM transmite Brasil x Austrália ao vivo, sábado, às 16h15m
No amistoso contra a Austrália, sábado, o técnico Luiz Felipe Scolari completará 40 jogos no comando da seleção brasileira. Em duas passagens, o treinador soma 26 vitórias, cinco empates e oito derrotas, em um aproveitamento de 70%. A frieza dos números, no entanto, talvez não traduza a vitoriosa trajetória de Felipão na equipe canarinho.
Somando as duas passagens, Scolari conquistou a Copa do Mundo de 2002 e a Copa das Confederações neste ano. O único troféu que Felipão não conseguiu levantar foi a Copa América de 2001, quando o Brasil foi eliminado por Honduras, nas quartas de final, logo no início do trabalho do treinador na seleção brasileira.
Felipão treino seleção (Foto: Ricardo Nogueira / VIPCOMM)Felipão treino seleção (Foto: Ricardo Nogueira / VIPCOMM)
De maneira modesta, Felipão avaliou positivamente seus trabalhos na Seleção. No entanto, ele não se dá por satisfeito e garante: quer um pouco mais.
- Minhas duas passagens pela Seleção foram boas, na minha opinião. Ganhamos um Mundial, uma Copa das Confederações e perdemos a Copa América. Tem sido um bom trabalho na minha avaliação. Espero continuar assim até 2014, e quem sabe possamos melhorar (o aproveitamento) para 75%, 80%, que seria o ideal. Mas quero um pouco mais. Precisamos chegar a um nível tal que as outras seleções nos respeitem como o Brasil sempre foi respeitado – disse o técnico da seleção brasileira.
Indagado sobre como avaliaria seu trabalho à frente do time brasileiro, Felipão se deu nota sete e justificou: está na média.
- Quando eu estudava, nota 7 passava sem fazer exame final. Se eu tenho nota 7, estou na média. É claro que fiquei feliz com os 13 jogos que fizemos nesse ano e mais feliz ainda com os amistosos contra Inglaterra e França e a Copa das Confederações, quando jogamos no Brasil.
Em Brasília, onde prepara o time para os amistosos contra Austrália e Portugal, Felipão avaliou que um dos seus acertos na seleção brasileira, na sua primeira passagem entre 2001 e 2002, foi na formação do grupo que levou para a Copa do Mundo. Para ele, o equilíbrio no elenco foi o mais importante. Agora, com uma equipe bem mais jovem e com pouca experiência em Copas do Mundo, Scolari aposta na sua própria experiência e no conhecimento do coordenador técnico Carlos Alberto Parreira como armas para levar o Hexa em 2014.
- Em 2002, aprendi que para ser campeão é preciso ter uma equipe equilibrada em todos os sentidos. Os jogadores precisam saber como vencer os adversários.  E isso é uma série de detalhes que, com a minha experiência de 2002, e com a experiência do Parreira em várias outras Copas, possamos passar uma ideia para os mais jovens. Não tenho uma equipe experiente em mundiais. Não temos tantos jogadores experientes, e faltam apenas nove meses para a Copa – disse Felipão.
Brasil e Austrália jogam neste sábado, às 16h15m, no Estádio Nacional Mané Garrincha, na capital federal. A TV Globo, o GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitem o jogo. O site também acompanha em Tempo Real.

Nenhum comentário: