10 de set. de 2013

Brasil à vista: Van Persie decide, e Holanda garante vaga no Mundial

A Holanda está classificada para a Copa do Mundo de 2014. Nesta terça-feira, a Laranja Mecânica derrotou Andorra por 2 a 0, fora de casa, e confirmou a liderança do Grupo D das eliminatórias europeias com duas rodadas de antecedência, assegurando o direito de estar no Brasil no ano que vem. Van Persie, com dois gols, foi o destaque da equipe no triunfo(confira os melhores momentos no vídeo ao lado).
Para se garantir no Mundial, a Holanda precisava vencer Andorra e torcer por um tropeço da Romênia, que acabou derrotada em casa pela Turquia por 2 a 0. Com o triunfo, a Laranja Mecânica foi a 22 pontos, contra 14 da nova vice-líder Hungria, que goleou a Estônia por 5 a 1 e agora briga com romenos e turcos por uma vaga na repescagem.
Van Persie Holanda (Foto: Agência AFP)Van Persie é cumprimentado por Sneijder: dupla teve boa atuação contra Andorra (Foto: Agência AFP)
Sneijder ligado no primeiro tempo
Talvez por consciência do abismo técnico que a separava de Andorra, a seleção holandesa não teve pressa para ir ao ataque. No primeiro tempo, os comandados de Louis van Gaal se contentaram em tocar a bola, sem forçar muito o jogo. Os únicos que buscavam algo a mais eram o atacante Lens, aberto pela esquerda, e o meia Sneijder.
Foi do pés do carrasco brasileiro no Mundial de 2010 que saíram as melhores chances da Holanda. Seja em chutes de fora da área ou em combinações com Lens, Sneijder era o mais perigoso da equipe. A melhor chance veio aos 31, quando o meia pegou rebote de uma cobrança de escanteio e soltou a bomba, mas mandou por cima do gol.
Van Persie decide
Ainda assim, a produção da Holanda era insuficiente. No segundo tempo, tentando dar mais presença ofensiva à Laranja, Van Gaal tirou o lateral-esquerdo Willems e colocou o meia Maher. Como efeito, Van Persie finalmente apareceu.
Andorra e Holanda Eliminatórias da copa (Foto: Agência AFP)Lens passa pelo marcador: atacante foi bem pelo lado esquerdo holandês (Foto: Agência AFP)
Logo aos quatro minutos, o capitão holandês acabou com os problemas da seleção. Ele recebeu na entrada da área, girou e bateu com categoria no ângulo esquerdo, sem chance para o goleiro Pol: 1 a 0.
Sem a pressão de buscar a vitória, a Laranja passou a chegar fácil ao ataque. Aos oito minutos, Van Persie aproveitou uma saída errada de Pol do gol e só empurrou para o fundo das redes para ampliar a vantagem.
Depois, o que se viu foi uma série de chances desperdiçadas pela Holanda. Parecia um treino de finalizações, com Andorra oferecendo pouca resistência. Van Persie ainda teve algumas chances, principalmente em cruzamentos para a área, mas parou no goleiro Pol.
Sneijder e Lens mantiveram o bom rendimento, mas cansaram – o meia acabou substituído por Kuyt aos 36 minutos. No fim, sem muito o que fazer, a Holanda se limitou a tocar a bola e esperar o apito final para comemorar a vaga no Mundial. Nas arquibancadas, a festa da torcida teve direito a uma bandeira do Brasil. A Laranja já está no clima da Copa (veja no vídeo acima)
Holanda x Andorra torcida (Foto: Marcos Felipe)Torcida holandesa faz a festa na arquibancada: bandeira em português  (Foto: Marcos Felipe)

Nenhum comentário: