4 de dez. de 2013

Queda na Libertadores 2012 dá lição a Luiz Antonio: ‘Temos de ter atitude’

Ainda que o ano de 2013 não tenha terminado, no Flamengo o assunto Libertadores é inevitável. Depois da conquista da Copa do Brasil, a competição sul-americana virou tema recorrente. Enquanto os dirigentes tentam se mexer para montar uma equipe forte, os jogadores falam sobre a expectativa de chegar ao bicampeonato continental.
Aos 22 anos, o volante Luiz Antonio terá a chance de disputar sua segunda Libertadores. Da primeira, ele guarda lições. Em 2012, na equipe que tinha Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love como principais nomes, a campanha foi pífia. O Rubro-Negro, que jogou a pré-Libertadores naquela temporada, não conseguiu sequer passar da primeira fase. Depois de superar o Real Potosí, da Bolívia, entrou no Grupo 2, que tinha Lanús, da Argentina, Emelec, do Equador, e Olimpia, do Paraguai. De forma melancólica, viu equatorianos e argentinos avançarem (veja o vídeo da última partida rubro-negra).
Na fase de grupos, o Flamengo fez seis jogos. Foram duas vitórias, dois empates e duas derrotas. A equipe, que começou a campanha com Vanderlei Luxemburgo e caiu sob o comando de Joel Santana, ficou em terceiro na chave. Segundo Luiz Antonio, a frustração deixou marcas e um aprendizado importante.  
- Ficou de lição que temos de ter atitude, temos de saber jogar a Libertadores, cada jogo é uma final. Temos de saber jogar fora de casa e dentro de casa, usar o nosso campo, a torcida, para pressionar um pouco mais. O nosso grupo atual está certinho, forte, unido, temos tudo para chegar bem – disse.
luiz antonio flamengo olimpia libertadores  (Foto: André Portugal / Vipcomm)Luiz Antonio na partida contra o Olimpia pela Libertadores de 2012 (Foto: André Portugal / Vipcomm)

Em 2012, Luiz Antonio, que hoje é titular, tentava se firmar entre os profissionais. Havia saído da base no fim de 2011 para receber as primeiras chances. Naquela Libertadores, marcou três gols: contra Real Potosí, Olimpia e Lanús. Prestes a voltar à competição, sente-se mais preparado.
- Naquele ano eu estava subindo ainda, um pouco tímido, mas até jogando bem. Os jogadores mais experientes me davam apoio. Mas me sinto mais experiente e pronto para ajudar o Flamengo agora.
O volante também vê o time atual mais forte. A experiência de sucesso na Copa do Brasil, uma competição de mata-mata, reforça a confiança.
- O Flamengo soube jogar o mata-mata contra equipes fortes. Chegaremos mais maduros para a jogar a Libertadores, mais conscientes.
O Maracanã é nossa casa, a gente fica mais à vontade lá, a torcida perto, nos apoia. Espero que a gente possa, no ano que vem, jogar a maioria dos jogos no nosso caldeirão, fazer pressão, sair com vitórias. No Maracanã temos feito bons resultados."
Luiz Antonio
 Só não há a certeza de poder jogar em casa ao longo de toda a campanha da Libertadores 2014. Na última segunda-feira, a CBF enviou um comunicado à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), informando que o Maracanã só poderá receber até quatro jogos por mês durante o primeiro semestre de 2014, antes da Copa do Mundo. A medida visa preservar o estádio para a disputa do Mundial. O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) confirmou ter orientado a CBF a tomar providências para a preservação dos gramados dos 12 estádios que serão utilizados no Mundial.
O Flamengo terá pelos menos os três jogos como mandante na primeira fase para fazer no Maracanã. Em 2012, com o fechamento para as obras para a Copa do Mundo, o Rubro-Negro mandou suas partidas no Engenhão. Luiz espera que seja possível jogar no tradicional palco do futebol carioca.
- O Maracanã é nossa casa, a gente fica mais à vontade lá, a torcida perto, nos apoia. Isso facilita. Espero que a gente possa ano que vem jogar a maioria dos jogos no nosso caldeirão, fazer pressão, sair com vitórias. No Maracanã temos feito bons resultados – comentou Luiz Antonio.
Antes de partir para as férias, o grupo do Flamengo tem um último compromisso pelo Brasileirão. Neste domingo, a equipe enfrenta o Cruzeiro, no Maracanã, pela última rodada. Cariocas e mineiros, campeões da Copa do Brasil e do nacional, respectivamente, fazem o jogo das faixas.

Nenhum comentário: